Rodrigo Zani

Pesquisa, ciência, tecnologia e inovação: passaportes para o futuro

Goiás 246
Pesquisa, ciência, tecnologia e inovação: passaportes para o futuro

Tive a enorme honra de aos 27 anos de idade assumir a Chefia de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás- Fapeg, onde pude mergulhar pra valer no universo da ciência. A FAPEG é a única Fundação do Governo de Goiás e tem a grande responsabilidade de fomentar a pesquisa científica no nosso Estado, além de manter programa de bolsas de mestrado e doutorado formando mão de obra qualificadíssima para o mercado. Ao longo de 4 anos à frente do cargo pude dar minha modesta colaboração para fortalecimento da ciência em Goiás e compreender com clareza a importância do fomento à pesquisa para o desenvolvimento social, econômico e cultural de um povo.

Nos Países mais desenvolvidos da Ásia, Europa, nos EUA e Canadá a carreira de pesquisador é extremamente valorizada. A dedicação à pesquisa é incentivada e tratada de maneira estratégica para o desenvolvimento pleno. Na verdade não existe uma só nação no mundo que não tenha se desenvolvido sem investimentos maciços e precisos nas áreas de ciência e tecnologia. 

Em 1972 o Governo brasileiro tomou a iniciativa de criar da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento agrícola nacional por meio da geração de conhecimento e soluções tecnológicas para melhorar a qualidade e produtividade no campo. Antes da Embrapa a produção rural no Brasil era extremante rudimentar, por exemplo, apenas 2% das propriedades rurais contavam com maquinário. Somente com investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação agropecuária que hoje alcançamos o posto de “celeiro do mundo”, sendo o terceiro maior produtor de alimentos do planeta. 

O exemplo da pesquisa agropecuária deve ser aplicada em todos os setores da sociedade e da economia. A ciência avança o conhecimento, melhora o ensino e a qualidade de vida dos cidadãos, nos permite olhar além do campo de visão. Grandes conquistas da humanidade só foram possíveis por meio da ciência!

Vivemos a partir de 2019 uma das maiores crises sanitárias da nossa história: a pandemia da COVID; foi graças ao investimento intenso em pesquisas pela descoberta da vacina que conseguimos limitar a transmissão do vírus em todo o mundo, encerrando a onda de mortes e sequelas podendo voltar à normalidade da vida. 

Estudos levantados pela TNS Research demonstram que empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e crescem aproximadamente 60% a mais se comparadas com empresas que não investem em tecnologia.

Ciência, pesquisa, tecnologia e inovação são os passaportes para o futuro do Brasil. Entretanto esse importante passo para o futuro só será possível com a valorização dos pesquisadores e da ciência. No Congresso Nacional já existe a bancada da bala, da Bíblia, da agropecuária e sabemos o poder que tem a força política, por essa razão, precisamos eleger mais representantes da ciência e também constituir uma imponente e forte bancada da ciência. 

Rodrigo Zani 
Ex Chefe de Gabinete da Fapeg 
Ex Gerente de Mobilização Social do Governo de Goiás 
Ex Assessor Especial da Governadoria 
Ex Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás - ALEGO
Ex Diretor de Agronegócio da Associação Comercial e Industrial de Nerópolis - ACIANER
Secretário de Formação Política da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar - UNICAFES 
Produtor Rural
Consultor Empresarial
Cidadão Goiano


LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.