Rodrigo Zani

A importância da participação jovem na política

Goiás 246
A importância da participação jovem na política

Dei meus primeiros passos no universo da vida pública por meio do movimento estudantil e da juventude na igreja católica. Foi na militância de base que compreendi a importância da politica para o sucesso ou fracasso de uma sociedade. Com essa perspectiva tomei a decisão de, ainda muito jovem, me filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, justamente para potencializar as nossas ações de inclusão e participação da juventude. Tempos depois assumi com muita honra a presidência da juventude da social democracia e mergulhei a fundo nas demandas, necessidades e anseios dos jovens em Goiás e no Brasil. 


Estima-se que 40,2% da população brasileira é jovem, muito embora nos espaços de representação política ainda está sub-representada. A juventude brasileira é extremamente plural! Costumava dizer que são várias as juventudes e é justamente isso que forma a beleza da nossa sociedade. Já imaginou que estranho seria se fôssemos todos iguais? Conviver, respeitar e defender o direito de ser diferente é dever de todos aqueles que se dizem democratas. É questão de humanidade!


Com muito afinco defendo e defenderei sempre que cada vez mais a juventude ocupe espaços de poder e decisão política. Faço isso com a convicção que são os jovens que carregam dentro de si o idealismo de uma política feita para melhorar a vida das pessoas. Nada contra os mais experientes, mas a renovação política por intermédio da juventude garante lideranças com menos vícios e práticas que nem sempre são republicanas daqueles que envelheceram no poder e se deixaram levar pelas negociatas que infelizmente muitas vezes permeiam o processo de articulação política. 


Toda via é necessário que a juventude se prepare para os desafios da vida política. Tem que haver conteúdo técnico, tem que estudar muito e saber o que está fazendo. Tem que gostar de gente e abraçar causas sociais. Os Partidos Políticos precisam dar espaços para os jovens, garantido à eles acesso a posições de decisão e que efetivamente tenham a oportunidade de exercerem mandatos eletivos e ocuparem cargos que os permitam aplicarem na prática toda a sua capacidade e vontade de trabalhar pelas pessoas. 


O grande Martin Luther King dizia que: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”; então minha dica aos jovens é que se unam, se qualifiquem e vão a luta para ter acesso aos espaços de poder político. Sejam a diferença na sociedade e façam história. A juventude não é o somente o futuro dessa nação, é também o presente. A hora é agora! 


Rodrigo Zani 

Ex Chefe de Gabinete da Fapeg 

Ex Gerente de Mobilização Social do Governo de Goiás 

Ex Presidente da Juventude da Social Democracia Brasileira 

Ex Assessor Especial da Governadoria 

Ex Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás - ALEGO

Ex Diretor de Agronegócio da Associação Comercial e Industrial de Nerópolis - ACIANER

Secretário de Formação Política da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar - UNICAFES 

Produtor Rural

Consultor Empresarial

Cidadão Goiano



LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.