Rodrigo Zani

Articulação, o xadrez da política

Goiás 246
Articulação, o xadrez da política

Desde criança sinto uma forte inspiração para a vida social e o engajamento político. Nem sei dizer ao certo quando esse sentimento aflorou em mim. O fato é que o gatilho que me conduziu para a vida política foi o movimento de jovens da Igreja Católica de Nerópolis, ali eu senti na pele a necessidade da política para melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido ingressei ao PSDB e fiz parte da Juventude da Social Democracia, alcançando a honra de ser o seu presidente e depois, com mais maturidade, fui membro da executiva do diretório do partido. Vivi e respirei a fundo a essência da mobilização e articulação política, em Goiás e no Brasil. 

É notório que a vida em sociedade é extremamente dinâmica e plural. Uma sociedade é feita gente, de pessoas. Algumas se destacam e tornam-se referência, seja por seus posicionamentos, seja pela sua vida profissional ou por fatos que mobilizam a comunidade, essas pessoas se tornam lideranças, mesmo que sem querer. Eu sempre aconselho que essas lideranças identifiquem e ingressem para um Partido Político, os partidos são a porta de entrada do cidadão comum para a vida social, para a política. Cada partido tem a sua estratégia e a sua base ideológica, existem cerca de 28 partidos políticos no Brasil. Tem para todos os gostos! 

Sendo uma liderança e devidamente filiado à um partido político, você já está apto para ingressar no universo da articulação, o xadrez da política. Lideranças vocacionas para a vida pública começam a se movimentar, a formar grupos, a criar estratégias, buscar o poder político. É fundamental que pessoas de bom coração e capacidade de gestão tomem a frente desse processo, que muitas vezes é melindroso, mas extremamente necessário. Sei que o jogo político não é fácil e algumas vezes pode ser desgastante, mas não existe instrumento social mais poderoso para melhorar a vida das pessoas do que a política. A atividade política, pra mim, talvez seja uma das atividades humanas mais nobres que existam. 

Gostaria de encerrar esse artigo com a célebre frase do filósofo grego Platão: “O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”. Os bons precisam aprender a lidar com o xadrez da articulação política para mobilizar a sociedade e melhorar a vida de todo mundo. É sobre isso.


Rodrigo Zani 

Ex Chefe de Gabinete da Fapeg 

Ex Gerente de Mobilização Social do Governo de Goiás 

Ex Presidente da Juventude da Social Democracia Brasileira 

Ex Assessor Especial da Governadoria 

Ex Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás - ALEGO

Ex Diretor de Agronegócio da Associação Comercial e Industrial de Nerópolis - ACIANER

Secretário de Formação Política da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar - UNICAFES 

Produtor Rural

Consultor Empresarial

Cidadão Goiano



LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.