Rodrigo Zani
Atenção! Cuidado pra não cair na armadilha ideológica
Nos últimos anos assistimos à ascensão mundial da extrema direita, fenômeno moderno potencializado pelas redes sociais. Ao passo que observamos, na outra ponta, uma esquerda saudosista de uma ideologia que não existe mais. O fato em concreto é que a política se tornou terreno fértil para brotar ideólogos oportunistas. Ou você joga no meu time ou é meu inimigo. Isso não está correto!
A esquerda acusa a direita de “fascista” enquanto a direita aponta o dedo para a esquerda e diz: “aqueles ali são os destruidores da família”; oras, ser fascista me parece horrível, destruir uma família também não é nada agradável. Mas, será que isso é mesmo verdade na vida real? Claro que não! Tudo isso não passa de estratégia política para ludibriar o eleitorado e conquistar o poder! Os cidadãos não votam mais com esperança, votam com o medo. Grande parcela da população nem vota mais: anula, vota em branco ou nem vai votar. Algo está muito errado!
As armadilhas ideológicas estão aí para quem quiser ver, só cai quem quer. A verdade é que pessoas totalmente despreparadas para a vida pública estão se aproveitando dessa tendência para alcançar o poder e depois agir em causa própria. Tudo é jogo de encenação que até parece combinado entre ambas as partes para prender a atenção do eleitorado e não permitir que olhem para além desse debate mesquinho e irracional.
Considero fundamental que os Partidos Políticos e suas entidades de formação tenham como bússola seus Estatutos, Programas e Ideologias Políticas. Até mesmo para que as pessoas se reúnam em torno de causas sociais e não em interesses privados. Muito embora não vejo que o tipo de debate ideológico que está colocado no Brasil seja construção político, está mais para torcida organizada de time de futebol. Tipo o Fla X Flu, sabe?!
A depender da região que você está se qualquer um que fizer a arminha ganha a eleição, já em outras regiões se fizer o L leva. Mas, fora da cortina de fumaça será mesmo que estamos elegendo as melhores pessoas dentro desse debate meramente ideológico? Acho que não. Que tal dar uma olhada na produtividade dessas pessoas? Quais projetos eles conseguiram aprovar? Quantas pessoas foram beneficiadas com essas suas ações? Pesquise e terá uma surpresa bem desagradável! O quanto essas pessoas são excelentes em redes sociais e péssimas de produção política em benefício real da população.
Se esconder atrás de uma ideologia é mole, quero ver é mostrar serviço verdadeiro pro povo e ganhar uma eleição. Não será tarefa fácil, mas aqueles que defendem a democracia e a boa política precisam se unir e mostrar para a população que ideologismo não mata a fome do povo, não trás obras e melhorias nos serviços públicos. O que o Brasil precisa é de líderes que sejam verdadeiros estadistas que doam a sua vida e toda sua capacidade para a verdadeira razão de existir da política: melhorar a qualidade de vida das pessoas!
Por mais estadistas e menos ideólogos do poder. O Brasil merece!