Editorial 246

Professores com direitos reduzidos e assédio moral: Ronaldo Caiado é presidenciável?

Goiás 246
Professores com direitos reduzidos e assédio moral: Ronaldo Caiado é presidenciável?

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou em entrevistas recentes que será candidato à Presidência em 2026, independentemente de qualquer condição, mesmo que enfrente outros nomes da direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. “O que você pode ter certeza é que o Ronaldo Caiado vai estar no páreo e vai estar disputando a eleição para presidente da República em 2026. Isso é a maior certeza que você pode ter”, afirmou com confiança. 

Por onde vai discursa como quem está em pré-campanha, alardeando sua deslumbrante eficiência como gestor. Entre suas vitórias uma das mais festejadas foi a liderança no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, com uma média de 4,8. Mas o que realmente significa ocupar o primeiro lugar no IDEB? Embora a vitória tenha sido comemorada com pompa e circunstância, como avanço na qualidade da educação, o índice integra informações sobre a aprovação, o desempenho dos alunos em avaliações como o Saeb e a taxa de distorção idade-série, mas possui limitações.

Uma das principais críticas ao IDEB é sua capacidade de refletir a evolução das escolas em curto e médio prazo. O intervalo de confiança fixo atribuído a cada instituição pode distorcer a realidade e levar a comparações enganosas entre os resultados de anos diferentes. A edição anterior, de 2021, é um exemplo claro dessa precariedade; muitos estados, afetados pela pandemia, aplicaram a aprovação automática, gerando dados que podem não representar com precisão o aprendizado. Além disso, a significativa redução na porcentagem de alunos que participaram das avaliações em certos estados levanta questionamentos sobre a validade dos resultados. A baixa participação pode resultar em dados estatísticos pouco confiáveis.

Enquanto o governador celebra o status de "melhor educação do Brasil", conta-se que estudantes foram retirados forçadamente do ensino noturno a fim de não serem incluídos nas estatísticas. E, por outro lado, professores amargam uma valorização que é o total desprestígio da profissão com aumento forçado da jornada de trabalho na vida de  profissionais que não trabalham apenas em sala de aula, afinal, aulas precisam ser preparadas, provas e trabalhos precisam de correção. Além das “gratificações” que não são incorporadas no salário e ficam sempre em caráter de um presente que pode ser perdido. Sem contar com o projeto de carreira apresentado que não prestigia a formação e achata os salários dos professores. 

Enquanto os servidores amargam os prejuízos no IPASGO, na carreira e os aposentados pagam novamente por uma aposentadoria que já foi paga, Ronaldo Caiado chegou cavalgando em seu cavalo branco, com ares de príncipe, lembrando o famoso filme brasileiro “Lua de Cristal”, e como Sérgio Malandro atrapalhado com sua capa de herói quis salvar os indefesos e dar-lhes o presidente que precisam. Desafiou o presidente Lula em uma reunião com governadores em Brasília, e disse que Goiás não tem problemas com segurança, e que seus PMs jamais usarão câmeras nas fardas. E qual o problema em dar transparência às ações da PM? 

Na prática o que se sabe é que a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) limitou o acesso a informações e excluiu dados de indicadores criminais do site oficial da pasta. A população não tem mais acesso  à informação ativa. Eram 21 categorias e agora são apenas 16, a que mais sofreu limitações foi “violência contra a mulher”, os dados sobre ameaça, lesão corporal e crimes contra a honra, não estão disponibilizados na plataforma virtual. Novamente a pergunta: por quê? A gestão ideal é aquela que omite os dados e constroi uma realidade paralela?

Volte para a escola governador, quem sabe aprenda lá que uma sociedade com mais segurança, com jovens que podem sonhar sem considerar o crime como recurso para “vencer na vida”, com idosos que podem se aposentar com qualidade de vida, começa com professores valorizados com carreira digna e que faça justiça e mérito aos seus esforços.



LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.