Creatina traz benefícios para mulheres antes e depois da menopausa, mostra estudo; veja quais


Creatina traz benefícios para mulheres antes e depois da menopausa, mostra estudo; veja quais Reprodução

No âmbito acadêmico e nos exercícios físicos, a creatina tem se tornado cada vez mais popular, e isso não é por acaso. Esse suplemento é comprovadamente eficaz como fonte de energia para os músculos esqueléticos. Estudos indicam que a creatina também é uma importante aliada para mulheres nos períodos que antecedem e sucedem a menopausa.


"Como resultado dessa pesquisa promissora, a suplementação de creatina durante o ciclo menstrual pode ajudar a atenuar seus efeitos adversos na cognição e no sono. Os benefícios cognitivos e do sono da suplementação de creatina podem ser mais úteis durante períodos de alto estresse e privação de sono", escreveram os autores.


Além disso, a creatina é especialmente benéfica para mulheres na pós-menopausa, pois contribui para o aumento da massa corporal e da densidade mineral óssea, especialmente quando combinada com exercícios de resistência, como a musculação.


A suplementação de creatina é importante porque o organismo de homens e mulheres armazena a creatina em quantidades diferentes. A creatina é um composto formado por aminoácidos produzido naturalmente pelo corpo e também obtido através do consumo de carne vermelha, peixe e frango. No entanto, as mulheres retêm entre 70-80% menos creatina do que os homens a partir desses alimentos.


A creatina atua como uma fonte de energia para os músculos esqueléticos e pode auxiliar no crescimento muscular quando combinada com exercícios físicos. Ela se armazena principalmente nas fibras musculares, com uma menor quantidade sendo destinada ao cérebro.


Embora o corpo reabasteça a creatina nos músculos ao longo do dia, a suplementação pode ajudar a maximizar esses níveis, garantindo que o "tanque" de creatina esteja sempre cheio, o que pode ser benéfico para a performance física e o crescimento muscular.


"Também foi relatado que as mulheres consomem quantidades significativamente menores de creatina na dieta em comparação aos homens, indicando que as mulheres podem se beneficiar da suplementação de creatina como uma estratégia/meio para aumentar os estoques endógenos", concluem os pesquisadores.


A creatina não oferece um impulso de energia imediato para os treinos e, geralmente, seus efeitos são notados após aproximadamente três semanas de uso diário. Portanto, não há um horário específico para tomar creatina. A forma mais comum de ingestão é em pó, que deve ser dissolvido em água ou em outra bebida de sua escolha.


A dose diária recomendada é, em média, três gramas, embora essa quantidade possa variar conforme suas necessidades individuais. É aconselhável consultar um médico ou nutricionista para obter orientações personalizadas antes de iniciar a suplementação com creatina.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.