Empresa responsável pelo ChatGPT e plataforma brasileira desenvolvem IA para estudantes com deficiência

Folha de São Paulo
Empresa responsável pelo ChatGPT e plataforma brasileira desenvolvem IA para estudantes com deficiência Estudantes utilizam o ChatGPT em sala de aula em escola particular de São Paulo - Jardiel Carvalho - 15.ago.2023/Folhapress

A Arco Educação, um dos maiores grupos brasileiros de sistemas de ensino, proprietário das plataformas SAS, COC e Positivo, está lançando uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) em parceria com a OpenAI, a criadora do ChatGPT. A novidade, que será oficialmente anunciada no dia 16, visa adaptar conteúdos escolares para alunos com deficiência e transtornos de aprendizado.

Além da adaptação de conteúdos, a parceria inclui uma ferramenta que permitirá aos professores usar IA para corrigir respostas dissertativas e elaborar planos de aula personalizados. A informação foi compartilhada com a Folha por Ari de Sá Cavalcante Neto, fundador e CEO da Arco Educação, que opera em 10 mil escolas no Brasil, atingindo cerca de 3 milhões de estudantes.

As plataformas do grupo, incluindo a Geekie, começarão a utilizar essas funcionalidades de IA a partir de 2025. A adaptação dos conteúdos para alunos com deficiência será feita com base em uma pesquisa realizada pela Arco, que identificou a necessidade de melhores recursos para atender a esse público. O estudo da Equidade.info aponta que 12,8% dos estudantes brasileiros, cerca de 6 milhões, têm deficiências ou transtornos de aprendizagem.

A adaptação dos conteúdos por IA será feita com base em informações fornecidas pelos professores, como uma anamnese do aluno e o Plano Educacional Individualizado (PEI). Esses documentos permitem à IA personalizar o material didático de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.

Por exemplo, uma questão de biologia do Enem foi adaptada para um aluno com Transtorno do Espectro Autista nível 2, reduzindo a complexidade do texto e das alternativas, mas mantendo o objetivo educacional.

Mariana Penido, engenheira responsável pelo projeto, destacou que a ferramenta visa simplificar o trabalho dos professores, permitindo que eles economizem tempo, mas ressaltou que a adaptação final deve passar pela análise e ajuste do educador.

Lilian Feingold Conceição, psicóloga e orientadora educacional, vê a IA como uma ferramenta valiosa, mas alerta para o risco de alienar os professores da tarefa pedagógica. Ela enfatiza a importância da formação em educação inclusiva para os docentes e a necessidade de controle social no uso da tecnologia.

A segunda prioridade identificada pelos professores foi a correção de respostas dissertativas, seguida pelo desenvolvimento de planos de aula personalizados. A Arco Educação considera a IA uma forma de potencializar o trabalho dos professores, não de substituí-los. A tecnologia será integrada às plataformas existentes, proporcionando acesso mais fácil e seguro para os educadores.

Atualmente, todas as escolas que utilizam as plataformas da Arco são particulares, e a empresa não possui contratos ou parcerias com redes públicas de ensino.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.