ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Decisão final deve ser anunciada nos próximos dias


ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão Foto: Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou, nesta quinta-feira (19), a retomada do horário de verão no Brasil. No entanto, o governo federal ainda analisará a proposta antes de tomar uma decisão final.


Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a deliberação deve ocorrer nos próximos dez dias. Caso seja aprovada, a medida poderá ser aplicada em 2024, mas não necessariamente durante todo o verão.


Embora a ONS tenha feito a recomendação, Silveira afirmou que não há risco energético para 2024, devido ao planejamento em curso. Por isso, a implementação do horário de verão será cuidadosamente considerada.


O ministro ressaltou, entretanto, a necessidade de uma visão de longo prazo, já pensando em 2025 e 2026. Ele também destacou que o horário de verão pode promover a sustentabilidade energética, mencionando o Canadá como um exemplo de país que utiliza o sistema.


O horário de verão, criado no Brasil em 1931, foi adotado de forma contínua entre 1985 e 2019, até ser revogado pelo governo anterior, sob a justificativa de que sua eficácia na economia de energia havia diminuído.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.