Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'
Quinze entidades empresariais alertam para o fato de que gastos com apostas atrai recursos da população, especialmente entre os mais pobres
Quinze entidades empresariais que representam setores de varejo e consumo divulgaram nesta quinta-feira um manifesto alertando para riscos associados ao crescimento das plataformas eletrônicas de apostas, conhecidas como “bets”. O manifesto foi lido no encerramento do Latam Retail Show, feira de negócios e congresso do setor, que ocorreu esta semana, em São Paulo.
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O documento, divulgado pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), uma das entidades signatárias, começa alertando para o fato de que o crescimento das “bets” atrai “recursos da população dos mais diversos segmentos e faixas etárias".
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As entidades ressaltam ainda que o hábito de apostar é ainda "mais marcante nas classes mais baixas e de menor idade, redirecionando renda destinada ao consumo pessoal, inclusive de alimentos”.
Cobranças por medidas
Além dos alertas, o manifesto informa que as entidades atuarão para conter o crescimento das apostas e cobram algumas medidas por parte do governo.
Entre as cobranças, estão “impedir de forma imediata o uso do cartão de crédito para pagamento das apostas”, proibição que só entrará em vigor em 2025, conforme a regulamentação das “bets” aprovada em lei ano passado, e “rever a tributação prevista na lei”, de forma que “ela seja mais gravosa na operação de apostas on-line, tanto para a empresa de apostas quanto para o apostador”.
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“Existem circunstâncias em que é preciso ir contra a correnteza representada pelo amplo engajamento em prol das apostas eletrônicas para levar em conta o que é mais importante, saudável e responsável em prol da nação”, diz um trecho do manifesto.
Veja as entidades que assinam o manifesto:
Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV)
Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (ABIÓPTICA)
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT)
Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO)
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL)
Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)
Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD)
Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC)
Associação Nacional de Restaurantes (ANR)
Associação Brasileira de Strip Malls (ABMALLS)
Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV)
Instituto Foodservice Brasil (IFB)