'Carro voador' chinês faz primeiro voo teste no Brasil; veja a decolagem da aeronave em São Paulo

Não tripulado, modelo EH216-S decolou na cidade Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo

API - O Globo
'Carro voador' chinês faz primeiro voo teste no Brasil; veja a decolagem da aeronave em São Paulo

A Ehang, empresa chinesa fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (Evtol, na sigla em inglês) fez o primeiro voo teste de seu 'carro voador' no Brasil, nesta sexta-feira. A empresa, que é concorrente da brasileira Eve, controlada pela Embraer, recebeu um certificado de autorização de voo experimental da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


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O modelo decolou pouco depois das 10h, na Aeroquadra, na cidade de Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo, e realizou um voo remoto (sem piloto). Foi operado por Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, e não estava tripulado. Em julho passado, ele já tinha testado o modelo 216-Svda Ehang, na cidade de Guangzhou, na China. A Gohobby, importadora e distribuidora de drones no Brasil e na América Latina, é a revendedora brasileira da EHang.


Na China, os evtols da Ehang já estão sendo utilizados. Cada veículo da marca custa US$ 515 mil dólares (ou R$ 2,65 milhões) e traz junto um carregador para seus 12 módulos de bateria, que suportam aproximadamente mil carregamentos. O modelo leva 25 minutos para carregar e tem autonomia de 30 km em linha reta.



Esse tipo de aeronave é projetado para ser um táxi aéreo autônomo, bem como para o transporte urbano em grandes metrópoles ou em áreas remotas do país, onde há falta de infraestrutura. De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China.


— A EHang está muito satisfeita por ter obtido uma autorização de voo experimental da Anac. Queremos tornar o Evtol uma realidade no Brasil em breve — disse Nacho Rexach, chefe de atendimento ao cliente da EHang na Europa e América Latina.


Operação remota


O evtol EH216-S pode transportar até duas pessoas, com uma carga total de 220 kg. Ele opera com 12 baterias independentes e 16 motores. O piloto não voa dentro da aeronave, já que o veículo é operado remotamente a partir do solo, através do sistema inteligente de comando. O piloto executa, monitora e controla o voo em tempo real.


A Eve, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, prevê realizar os primeiros voos de teste com o protótipo do 'carro voador' ainda neste ano. O protótipo do seu Evtol igla em inglês para 'veículo elétrico de pouso de decolagem vertical') está em produção na fábrica da Embraer, em São José dos Campos.


As empresas que desenvolvem os eVTOLS já receberam US$ 8,8 bilhões globalmente, entre rodadas de investimento e oferta de ações.


As regras para esse tipo de veículo ainda estão em desenvolvimento pela Anac, mas a previsão é de que em 2026 os carros voadores já estejam em uso no país.





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