Durante uma live, Gayer afirmou ter conversado com Elon Musk e ressaltou que o empresário não "se curvou" a Alexandre de Moraes

A conversa teria durado cerca de 30 minutos


Durante uma live, Gayer afirmou ter conversado com Elon Musk e ressaltou que o empresário não

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou nesta sexta-feira (20) que conversou por telefone com o empresário Elon Musk na noite do dia 19 de setembro. Segundo Gayer, Musk teria explicado que está cumprindo temporariamente as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para garantir que a plataforma X (antigo Twitter) continue operando no Brasil. 


De acordo com Gayer, Musk afirmou que está acatando as determinações judiciais apenas de forma provisória e que pretende apoiar uma legislação nos Estados Unidos que visa barrar a entrada de “censuradores” no país. A proposta, de autoria da deputada republicana Maria Elvira Salazar, busca proibir a emissão de vistos para autoridades envolvidas em atos de censura. Salazar já citou diretamente Moraes como um exemplo dessa prática.


Durante a conversa, Gayer teria questionado Musk sobre o cumprimento de decisões judiciais que levaram à suspensão de contas de pessoas investigadas no Brasil, o que o deputado chamou de “sanções criminosas” impostas por Moraes. Musk teria explicado que sua intenção é preservar o funcionamento da plataforma, evitando desgastes no algoritmo que alimenta o X, além de manter o espaço como uma ferramenta importante para mobilizações políticas, como a pressão sobre senadores para apoiar o impeachment de Moraes.


"Mesmo com as limitações impostas, o X ainda é o único espaço onde as pessoas podem expressar suas opiniões sem serem censuradas diretamente pela própria plataforma", disse Gayer. Ele criticou outras redes sociais como Instagram e TikTok, alegando que elas removem conteúdos de conservadores de direita.


Musk também teria garantido a Gayer que, dentro de suas possibilidades, apoiará a legislação de Salazar que visa combater a censura de autoridades estrangeiras, como Moraes. A deputada norte-americana já criticou publicamente o ministro, inclusive exibindo sua foto em uma sessão da subcomissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos EUA, chamando-o de “tolo”.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.