Fiocruz oficializa pedido para produzir vacina contra dengue no Brasil

Produção será em parceria com fabricante japonesa da Qdenga


Fiocruz oficializa pedido para produzir vacina contra dengue no Brasil Foto: Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) formalizou um pedido ao Ministério da Saúde para produzir a vacina contra a dengue Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, por meio de um acordo de transferência de tecnologia na modalidade Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).


Tanto a Takeda quanto a Fiocruz confirmaram as informações, e a instituição brasileira afirmou que fornecerá mais detalhes após a avaliação da proposta.


O Ministério da Saúde já havia informado que adquiriu quatro milhões de doses da vacina para 2024, com previsão de distribuição de nove milhões de doses em 2025. Em 2024, o Brasil registrou 6.547.438 casos prováveis de dengue, 5.613 mortes confirmadas e 1.499 óbitos em investigação.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a Qdenga como uma vacina viva atenuada, recomendada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em áreas com alta transmissão de dengue. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses, já adotado no Brasil.


A Anvisa aprovou o registro da Qdenga em março de 2023, permitindo sua comercialização no país, e a vacina foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do mesmo ano. A vacinação começou em fevereiro, focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por conta da oferta limitada de doses. Não há recomendação para maiores de 60 anos devido à falta de estudos clínicos nessa faixa etária.


Além da Qdenga, o Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina contra a dengue, com previsão de submissão para registro na Anvisa ainda este ano.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.