Camex eleva tarifa de importação de 11 produtos de ferro e aço


Camex eleva tarifa de importação de 11 produtos de ferro e aço Foto: reprodução/Governo Federal

Após mais de um ano de análise, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aumentou o Imposto de Importação para 25% em 11 tipos de produtos de ferro e aço. A decisão atende a pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel), que apontava concorrência desleal dos produtos importados.


Em 2023, o Gecex/Camex havia imposto cotas de importação para esses produtos, e o excedente pagava 25% de tarifa. Agora, os produtos, que antes pagavam de 10,8% a 14% de imposto, terão alíquota fixa de 25%, independentemente da quantidade importada.


O Gecex/Camex também aumentou a tarifa de importação do clorito de sódio, usado no tratamento de água e em processos de branqueamento, de 9% para 10,8%. A tarifa de importação de cabos e fibras ópticas foi elevada para 35% por seis meses, medida justificada para proteger o mercado nacional da concorrência estrangeira.


Por outro lado, o Gecex/Camex reduziu a tarifa de quatro produtos sem produção nacional ou com fabricação insuficiente para o mercado interno. Três deles tiveram suas alíquotas zeradas: motores elétricos para liquidificadores e processadores de alimentos (de 18% para 0%), acrilonitrila (de 10,8% para 0%) e fios de poliéster (de 18% para 0%).


A redução da tarifa do herbicida glifosato, de 10,8% para 3,8%, foi prorrogada por mais seis meses. O produto é utilizado em diversas culturas agrícolas como arroz, milho, soja e café.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.