Ibama autua 23 frigoríficos que compravam gado de áreas embargadas

GLOBO RURAL
Ibama autua 23 frigoríficos que compravam gado de áreas embargadas Propriedades ocupavam 26 mil hectares de áreas embargadas por desmatamento ilegal. — Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou nesta semana a segunda fase da Operação Carne Fria, resultando na autuação de 23 frigoríficos que adquiriam gado proveniente de áreas embargadas devido ao desmatamento ilegal na Amazônia. No total, foram impostas multas que somam R$ 364,5 milhões.

As investigações revelaram 69 propriedades rurais no Pará e no Amazonas que criavam e comercializavam cerca de 18 mil cabeças de gado em 26 mil hectares de áreas embargadas. Até agora, foram emitidos 154 autos de infração e apreendidas 8.854 cabeças de gado oriundas dessas áreas.

Além disso, três frigoríficos foram embargados por operarem sem a devida licença ambiental ou em desacordo com as condições concedidas.

A operação abrangeu diversos municípios do Pará, incluindo Novo Progresso, Santarém, Altamira, e outros, além de Boca do Acre e Lábrea, no Amazonas.

A segunda fase da Operação Carne Fria contou com o apoio da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e é parte do Plano de Ação Para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. A primeira fase, realizada em 2017, havia identificado 14 frigoríficos envolvidos em práticas semelhantes e resultou em R$ 294 milhões em multas.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.