Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,4%, a mais baixa desde 2012


Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,4%, a mais baixa desde 2012 Reprodução

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este é o menor percentual de desocupação registrado na série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que coleta informações desde 2012.

A taxa de 6,4% é a mais baixa para o terceiro trimestre, superando o resultado de 2014, que foi de 6,9%. Em setembro do ano passado, a desocupação era de 7,7%. O recorde de menor patamar de desocupação foi alcançado entre outubro e dezembro de 2013, quando 6,3% da população estava em busca de trabalho.


Menor número de desempregados em anos

Cerca de 7 milhões de pessoas ainda procuram emprego, o número mais baixo desde o primeiro trimestre de 2015, que registrou 6,87 milhões. Para o mês de setembro, o total é o menor desde 2014, quando 6,81 milhões estavam em busca de colocação. No mesmo período do ano passado, esse número era de 8,3 milhões.


O número de profissionais em atividade atingiu 103 milhões, o maior já registrado pelo IBGE. Isso representa um crescimento de 1,2% (mais 1,2 milhão de trabalhadores) no trimestre e um avanço de 3,2% (mais 3,2 milhões) na comparação anual. A indústria e o comércio foram os principais responsáveis por esse aumento, com 416 mil e 291 mil novos empregos, respectivamente.


Além da indústria e do comércio, houve crescimento no número de ocupados em setores como construção, transporte e serviços. O setor privado alcançou um recorde de 53,3 milhões de funcionários, com 39 milhões de empregados com carteira assinada e 14,3 milhões informais. O setor público também registrou seu maior número em 12 anos, com 12,8 milhões de trabalhadores.


Entendendo a Pnad Contínua

A Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE desde 2012, abrange todo o território nacional e avalia indicadores da força de trabalho entre a população com 14 anos ou mais. Os dados refletem a situação do mercado de trabalho entre julho e setembro de 2024, utilizando informações dos últimos três meses.


A taxa de desemprego é calculada com base em pessoas que estão disponíveis e ativamente buscando emprego, excluindo aqueles fora da força de trabalho, como estudantes ou donas de casa que não trabalham fora.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.