Após ironizar declaração de Caiado em reunião, perfis de esquerda resgatam trecho de debate em 1989
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizar a resposta do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), durante uma reunião para discutir a PEC da Segurança, internautas resgataram na manhã desta sexta-feira outro momento inusitado entre os dois. As imagens, recuperadas por perfis de esquerda nas redes sociais, mostram ambos entre os candidatos que participavam do debate da Band para as eleições presidenciais em 1989, as primeiras após a redemocratização. Na ocasião, Lula tirou sarro de Caiado por ele ter poucas intenções de voto nas pesquisas.
Em meio ao debate, Lula faz a indicação de que deve direcionar a sua próxima pergunta a Paulo Maluf (PDS). Antes de terminar sua fala, ele é interrompido por Caiado (UDR), que no momento parecia questionar a escolha do adversário. Então, Lula retruca: "Depois, sua vez chega. Quando você crescer no percentual, eu faço (a pergunta). Quando ele chegar a 1,5%, eu faço".
A fala, tratada por internautas como "uma lapada" ou um "senta lá" de Lula em Caiado, veio à tona depois que o presidente alfinetou novamente o governador goiano durante um encontro de chefes dos Executivos estaduais para a discussão da PEC da Segurança Pública, nesta quinta-feira. A crítica aconteceu após Caiado, que tem se colocado como pré-candidato a presidência em 2026, dizer que teria acabado com a violência em seu estado.
— Eu tive oportunidade conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás. Eu peço para (o ministro da Justiça, Ricardo) Lewandowski ir levantar que o pode ser referência para todos os outros governadores — retrucou Lula.