Pesquisa revela que 10% dos estagiários são os únicos responsáveis pelo sustento da família
Foram 11.964 entrevistados que recebem em média R$ 1.108,10
De acordo com pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), 10% dos estagiários no Brasil são os únicos responsáveis pelo sustento de suas famílias. O número é superior aos 6% registrados há cinco anos, embora represente uma leve redução em relação a 2023.
Dos 11.964 entrevistados, que recebem em média R$ 1.108,10 — o maior valor em cinco anos — 68% contribuem com as despesas domésticas, dividindo os custos com outro membro da família. A maior parte do rendimento é destinada a mensalidades escolares, seguido por despesas com alimentação, moradia e outras contas da casa.
A pesquisa, realizada entre junho e agosto deste ano, também mostra que 17% buscam o estágio para complementar a renda familiar, enquanto adquirir experiência profissional e oportunidades de aprendizado são os outros principais motivos.
O perfil dos estagiários é predominantemente feminino (69%) e a média de idade é de 25 anos. Quanto ao tipo de instituição de ensino, 54% estudam em escolas privadas e 46% em escolas públicas. Em relação ao futuro, mais da metade dos entrevistados espera ser efetivada na empresa onde estagia.