Cinco minutos de exercício por dia podem reduzir pressão arterial
Incluir breves períodos de atividade física na rotina diária pode ser o suficiente para ajudar a reduzir a pressão arterial, aponta um estudo de colaboração internacional entre a Universidade de Sydney, na Austrália, e a University College London (UCL), no Reino Unido.
A pesquisa, publicada na revista *Circulation* na quarta-feira (6), analisou os dados de 14.761 voluntários de cinco países diferentes, com o objetivo de investigar se a prática de atividades físicas está associada à pressão arterial. Os resultados indicam que apenas cinco minutos de caminhada em terrenos inclinados ou a subida de escadas podem ter um impacto positivo.
"A boa notícia é que, independentemente da sua condição física, pequenas mudanças podem resultar em efeitos positivos na pressão arterial. O nosso estudo inclui atividades cotidianas, como correr para pegar um ônibus ou andar de bicicleta, que podem ser facilmente incorporadas à rotina", afirmou Jo Blodgett, autora principal do estudo e membro da UCL.
O estudo também revela que para obter mudanças clinicamente significativas na pressão arterial, é necessário substituir hábitos sedentários por 20 a 27 minutos diários de exercícios, incluindo caminhada em aclive, subir escadas, corrida ou ciclismo. Com isso, o risco de doenças cardiovasculares pode ser reduzido em até 28%.
"Para quem não se exercita com frequência, caminhar ainda oferece benefícios para a pressão arterial. Mas para mudanças mais significativas, é importante aumentar a demanda no sistema cardiovascular com exercícios mais intensos", explicou Blodgett, também integrante do Instituto de Esporte, Exercício e Saúde do Reino Unido.
Para os dados, a pesquisa utilizou acelerômetros que mediram a atividade e a pressão arterial dos participantes ao longo do dia, categorizando os comportamentos em: sono, comportamento sedentário, caminhada lenta, caminhada rápida, ficar em pé e exercícios mais vigorosos, como correr, andar de bicicleta ou subir escadas.