Peso da Europa decidiu Bola de Ouro contra Vinicius Jr.

Folha de São Paulo
Peso da Europa decidiu Bola de Ouro contra Vinicius Jr. Vinicius Junior durante um jogo da fase de grupos da UEFA Champions League - Thomas Coex/AFP/AFP

O detalhamento dos votos da Bola de Ouro, divulgado neste sábado (9) pela revista France Football, mostra que o apoio europeu foi decisivo para a vitória do espanhol Rodri e o segundo lugar de Vinicius Jr. O meio-campista espanhol do Manchester City venceu o prêmio de melhor jogador do mundo com uma pontuação apertada: 1.170 pontos, contra 1.129 do atacante brasileiro do Real Madrid.

A diferença se deu principalmente pelo peso dos votos europeus (41 dos 99 eleitores). Cada jurado escolheu dez jogadores de uma lista de 30, atribuindo pontuações de 15 a 1. Rodri recebeu mais pontos dos jornalistas europeus, somando 560 contra 442 de Vinicius. Ele também foi favorecido na América Central e do Norte (121 a 117). Já Vinicius liderou nas votações da América do Sul, África e Ásia/Oceania.

Três jornalistas não incluíram Vinicius entre os dez melhores (El Salvador, Finlândia e Namíbia), enquanto cinco omitiram Rodri de suas listas (Bahrein, Bolívia, Colômbia, Emirados Árabes e Panamá). Rodri foi a escolha principal de 49 jornalistas, enquanto Vinicius liderou em 35 votos.

A vitória de Rodri foi anunciada no último dia 28 em um evento em Paris, mas a ausência de representantes do Real Madrid gerou polêmica, pois o clube decidiu boicotar a cerimônia ao saber que Vinicius não seria o ganhador.

Em editorial, o redator-chefe da France Football, Vincent Garcia, criticou o Real Madrid pela postura e afirmou que votou em Vinicius, colocando Rodri em segundo lugar. Alguns torcedores do brasileiro especularam que a luta de Vinicius contra o racismo nos estádios possa ter influenciado o resultado, já que a revista também considera "classe e fair-play" como critérios.

Jude Bellingham, meio-campista inglês e companheiro de Vinicius no Real Madrid, foi o terceiro mais votado, com 917 pontos. O brasileiro venceu a Champions League e o campeonato espanhol, enquanto Rodri teve uma boa atuação na Eurocopa, onde a Espanha foi campeã.

Em outras categorias, Arthur Elias ficou em terceiro como melhor técnico de equipe feminina. Na disputa pela melhor jogadora, a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, venceu com o apoio de 36 dos 49 jurados. As brasileiras Gabi Portilho e Tarciane também figuraram entre as indicadas, representando o país nas categorias femininas.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.