Fazenda Roncador aposta em sustentabilidade e inovação para aumentar a produtividade
A Fazenda Roncador, localizada no Vale do Araguaia, em Mato Grosso, já foi a maior produtora de gado do Brasil, título que agora não possui mais. Nos últimos três anos, os irmãos Dalla Vecchia, herdeiros da propriedade, concluíram a complexa divisão do imóvel.
Anteriormente com 152 mil hectares, equivalente ao tamanho do município de São Paulo, a fazenda foi adquirida em 1978 por Pelerson Penido, avô dos atuais proprietários, e desde então se destacou por sua produção e práticas sustentáveis. Apesar de não ser mais a maior do setor, a Roncador continua sendo um exemplo de pecuária sustentável, com reconhecimento internacional, especialmente entre grandes nomes da indústria, como Gilberto Tomazoni, da JBS, que frequentemente menciona a fazenda em eventos internacionais.
Agora com 53 mil hectares, a Roncador se mantém sob a gestão de Pelerson, que transformou o local em um negócio altamente lucrativo, referência em preservação ambiental. A propriedade adota o sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) há mais de 15 anos, e a vegetação nativa cobre quase 50% de sua área. A fazenda também implementou mudanças em sua estrutura administrativa, incluindo um novo conselho de administração.
Além da fazenda, Dalla Vecchia também comanda a Calcário Vale do Araguaia, empresa de mineração, que, por sua vez, auxilia na produção de insumos biológicos utilizados na própria fazenda. A Roncador se prepara para testar novas formas de aumentar a produtividade sem o uso de adubos formulados, apostando no uso de silicálcio e esterco de gado.
Com investimentos de até R$ 90 milhões, a Roncador também implementará pivôs de irrigação em 4 mil hectares e iniciará a produção de farelo de soja para melhorar a alimentação do gado, visando uma produção mais eficiente e sustentável.
Com sua abordagem experimental, Dalla Vecchia continua inovando, medindo e ajustando suas operações com base em dados concretos, sempre com o foco em resultados financeiros sustentáveis, sem abrir mão de práticas que respeitem o meio ambiente.