Fim da Escala 6X1: manifestantes se mobilizam na porta do Buriti Shopping

REDAÇÃO
Fim da Escala 6X1: manifestantes se mobilizam na porta do Buriti Shopping Manifestação pelo fim da escala 6x1 em frente ao Buriti Shopping/reprodução

Ato foi convocado nacionalmente pelas redes sociais ao longo da semana e pedem pelo fim de jornada exaustiva de trabalho.

Manifestantes se concentraram na porta do Buriti Shopping em Goiânia, na tarde desta sexta-feira (15), em um ato a favor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais. 

Além de acabar com a jornada 6x1, a PEC prevê a alteração da escala de trabalho para uma escala em que o trabalhador teria três dias de folga, incluindo o fim de semana.

Uma das organizadoras do ato, Juliana Damando, classificou a manifestação como um sucesso “Cerca de 350 manifestantes compareceram ao Ato que começou em frente ao shopping e seguiu em um cortejo até o Terminal Cruzeiro do Sul para dialogar com as trabalhadoras e trabalhadores que lá estavam”. 

De autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), a proposta tem como objetivo anular com a possibilidade de escalas de 6 dias de trabalho e 1 de descanso, conhecida como 6x1. 

Damando avalia o objetivo do ato “Esse é um grande apelo da classe trabalhadora que tem se tornado uma avalanche nas redes sociais e nas ruas das cidades de todo o país para que tenham dignidade e Vida além do Trabalho! A Jornada de Trabalho de 44h semanais, refletida, em grande medida, na escala 6x1 ( 6 dias de trabalho para um dia de descanso apenas ) tem levado as trabalhadoras e trabalhadores à precarização, à exaustão e ao adoecimento! Clamamos pela saúde mental e física de 99% de trabalhadoras/es do Brasil!”.

Houve momento de falas do vereador Fabrício Rosa, representantes da vereadora Kátia Marion; representantes de mandatos de deputadas estaduais Bia de Lima e Mauro Rubem, do deputado federal Rubens Otoni; representantes de diversas entidades sindicais que compõem o Fórum Goiano de Direitos, Democracia e Soberania do Estado de Goiás; representantes e Movimentos Sociais e movimentos estudantis diversos! 

“ESCALA 6X1 É DESUMANA”, “A GENTE NÃO QUER SÓ TRABALHAR, A GENTE QUER DIVERSÃO, ARTE, CULTURA E LAZER”, “MAIS TEMPO EM FAMÍLIA”, “FIM DA JORNADA

6X1”, foram algumas das frases que estampavam os cartazes das pessoas que estiveram no ato! 

Manifestam avaliam que o ato cumpriu seu papel de  iniciar essa jornada de lutas ofensiva da classe trabalhadora. O que se pretende é seguir em todas as frentes construindo a mobilização pra aprovação da PEC e também pra outros atos maiores.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.