Banhos quentes podem ressecar cabelo e pele, dizem especialistas
Não é segredo que um banho quente pode ser extremamente relaxante, ajudando a aliviar dores musculares e articulares, melhorar o humor e até promover um sono mais tranquilo. No entanto, como explica Victoria Barbosa, professora associada de dermatologia na Universidade de Chicago, embora banhos quentes tragam benefícios para o corpo, eles não são benéficos para a pele.
Embora existam poucas pesquisas específicas sobre o impacto da temperatura da água na pele e cabelo, a maioria dos especialistas concorda que a água muito quente pode remover óleos essenciais e substâncias que ajudam a reter a umidade da pele. Por isso, os dermatologistas recomendam banhos mornos, alertando que banhos quentes não devem ser uma prática diária.
O que a água quente faz com a pele?
Estudos sobre os efeitos da água quente na saúde da pele são limitados, mas os dermatologistas destacam que a combinação de água quente e sabonetes agressivos pode prejudicar a barreira cutânea, a camada mais externa da pele. Essa barreira é formada por células mortas e lipídios como ceramidas, ácidos graxos e colesterol, que ajudam a manter a umidade da pele e a protegê-la contra irritantes ambientais e alérgenos.
A água quente pode remover parte do sebo, substância oleosa que reveste a pele, e desorganizar a estrutura dos lipídios na barreira cutânea. Isso pode torná-la mais permeável e facilitar a perda de água da pele, resultando em ressecamento, vermelhidão e sensação de aperto. A pesquisa de 2022 de Trinidad Montero-Vílchez, dermatologista no Hospital Universitário Virgen de las Nieves, revelou que a água quente aumentou a perda de água da pele e o pH da pele, enfraquecendo ainda mais a barreira cutânea.
O que a água quente faz com o cabelo?
Da mesma forma que afeta a pele, a água quente também pode ressecar o cabelo, removendo o sebo natural que o mantém hidratado e protegido. Embora as pesquisas sobre esse efeito sejam limitadas, os dermatologistas alertam que a remoção do sebo do couro cabeludo pode deixar o cabelo mais seco e propenso à quebra.
Como manter a pele e o cabelo saudáveis?
Se você não tem pele ou cabelo secos, ou condições como eczema ou psoríase, que podem ser agravadas pela água quente, um banho quente uma ou duas vezes por semana pode ser aceitável. No entanto, se sua pele ou cabelo tende a ser oleoso, você pode desfrutar de banhos quentes mais frequentemente.
A melhor prática é tomar banhos mornos e curtos, com duração de 5 a 10 minutos, e sempre utilizar produtos suaves e sem fragrância. Evite sabonetes e xampus com ingredientes agressivos, como sulfato de lauril sódico, que podem enfraquecer a barreira cutânea.
Além disso, para manter a pele hidratada, é fundamental aplicar hidratantes enquanto a pele ainda está úmida. Prefira pomadas ou cremes, que são mais eficazes que loções, e busque por ingredientes como ceramidas, glicerina ou vaselina.