Caiado sai na frente e será primeiro pré-candidato na corrida presidencial
Apesar da influência de Pablo Marçal, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), já definiu a data para o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. Em um sábado de março de 2025, após o Carnaval, Caiado receberá o título de cidadão honorário da Bahia e iniciará em Salvador sua jornada pelo país, visando a disputa pelo Planalto em 2026.
Salvador é um importante reduto eleitoral de Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil. O prefeito Bruno Reis, reeleito no primeiro turno com mais de 1 milhão de votos (78,67% dos votos válidos), também se destacou como um dos campeões de votos no país. Ao longo de 2025, Caiado pretende aumentar sua visibilidade entre os eleitores nacionais.
Atualmente em seu segundo mandato, o governador goiano superou o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma disputa acirrada nas eleições municipais em Goiânia. Ele acredita que a Presidência da República representa seu maior desafio político. Caiado já havia se candidatado em 1989, nas primeiras eleições presidenciais após a ditadura militar, em um pleito que contou com 22 candidatos. Desde então, ele ocupou cargos como deputado federal, senador e, finalmente, governador.
No entanto, Caiado poderá enfrentar um concorrente interno. Em entrevista à VEJA, o coach Pablo Marçal revelou que está em negociações avançadas para se filiar ao União Brasil e expressou seu desejo de ser candidato à presidência em 2026, embora reconheça a experiência de Ronaldo Caiado na corrida pelo cargo. “Quando eu estava nascendo, ele já batia com essa questão do conservadorismo”, diz.