“Cérebro podre”: entenda o que é “brain rot”, eleita a palavra do ano
- “Brain rot”, ao pé da letra, quer dizer cérebro podre ou cérebro apodrecido.
- Trata-se de um termo amplamente utilizado nas redes sociais, principalmente pelos jovens.
- Sabe quando você fica vários minutos passando pelo feed do Instagram ou assistindo a vídeos do TikTok?
- Sabe quando esses minutos podem acabar virando horas e, quando se dá conta, fica uma sensação de vazio dentro de você?
- Isso é o “brain rot”.
- O Dicionário de Oxford define esse termo da seguinte maneira: “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente quando resultado do consumo excessivo de material (principalmente online) considerado trivial ou pouco desafiador”.
- Mais de 37 mil pessoas participaram de uma votação online para eleger a palavra.
- Especialistas de Oxford também deram sua contribuição na escolha.
- A expressão venceu várias outras que também estão em alta no mundo das redes sociais, como “lore”, “demure”, “romantasy”, “dynamic pricing” e “slop”.
Uso moderno, origem antiga
De acordo com Oxford, o uso do termo “brain rot” aumentou 230% entre 2023 e 2024. Isso se deve, como já dissemos, à sua popularização nas redes sociais.
A expressão, no entanto, não tem nada de moderna. De acordo com a página oficial da universidade, o primeiro uso de “brain rot” data de 1.854. Ela foi utilizada no livro “Walden ou A Vida nos Bosques”, de Henry David Thoreau.
A obra fala sobre viver sozinho em uma cabana na floresta. Ou seja, não tem nada a ver com vídeos do TikTok ou no Instagram.
E só, por curiosidade, o concurso de Oxford ocorre há aproximadamente 20 anos. A primeira palavra escolhida foi “chav” (gíria britânica para classe trabalhadora).
Ao longo dessas duas décadas, a equipe da universidade já elegeu como vencedoras expressões que fazem parte do nosso dia a dia, como “podcast” e “selfie”.