Chuva persiste na metade norte do Brasil com alerta de perigo para 14 Estados


Chuva persiste na metade norte do Brasil com alerta de perigo para 14 Estados Alerta laranja abrange 13 Estados — Foto: Inmet

A semana começa com chuva intensa e situação de perigo entre as regiões Norte e Nordeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está com atuação entre a Bahia e o Amazonas, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o Amapá e a costa do Nordeste.


Veja se vai chover na sua região

Nesta segunda-feira (13/1), há condições de muitas nuvens e chuva a qualquer momento com risco alto de temporais. Segundo a Climatempo, com o solo já encharcado, o risco de transtornos é alto no início da semana. A chuva será persistente com volumes altos em um curto período em Goiás, no Maranhão, Piauí, sul do Ceará, Pernambuco, centro-sul do Pará, sul do Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso, Tocantins e Bahia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de “perigo para chuvas intensas” até 10h desta segunda-feira. O aviso indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de 60 a 100 km/h. O órgão indica risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


O alerta abrange os Estados de Goiás, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, e Mato Grosso.

Além disso, o calor e a umidade se aliam a um cavado em Minas Gerais e mantém a condição para temporais no centro-norte e noroeste do Estado. O Espírito Santo segue em atenção para pancadas de chuva moderadas a forte com risco de raios e ventos de até 70 km/h.


Já São Paulo e Rio de Janeiro terão um início de semana com condições típicas de verão: calor e pancadas irregulares. Segundo a Climatempo, não chove nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já o interior dos dois Estados podem ter chuva durante a tarde.


Na região Sul e em Mato Grosso do Sul deve chover de forma irregular. O risco é alto para temporais somente no extremo norte de Mato Grosso do Sul e em áreas mais próximas a Mato Grosso e Goiás.


Algumas áreas do centro-sul, leste e nordeste do Paraná e do centro-norte e leste de Santa Catarina podem ter pancadas moderadas a forte, enquanto no interior do Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul o destaque continua sendo o calor e a umidade relativa do ar abaixo de 30%.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.