"Equívoco é achar que problemas de glicose afetam só diabéticos", diz bioquímica
Jessie Inchauspé é uma bioquímica francesa que se dedica a traduzir ciência de ponta em dicas simples para melhorar a saúde física e mental. Formada em matemática pelo King's College de Londres e mestre em bioquímica pela Universidade Georgetown, em 2022, lançou seu primeiro livro A Revolução da Glicose, no qual compartilha conhecimentos sobre como o açúcar no sangue, também chamado de glicose, impacta diversos aspectos da vida.
Em 2023, lançou O Método da Glicose, um plano prático de quatro semanas para estabilizar os níveis de glicose. Jessie também é conhecida por suas dicas simples para evitar os picos de glicose, com o objetivo de melhorar os níveis de energia e a saúde de forma geral.
O que é glicose?
A glicose é a principal fonte de energia do corpo, alimentando células, órgãos e cérebro. Ela vem dos carboidratos (como pão, arroz e batatas) e açúcares (de frutas a sobremesas) que comemos.
Como os níveis de glicose afetam a saúde?
Os níveis de glicose afetam vários aspectos da saúde, desde os níveis de energia e humor até o sono e o bem-estar. Quando os níveis estão equilibrados, você se sente energizado e focado. Quando aumentam e caem, você pode se sentir cansado, mal-humorado e com fome, podendo contribuir para condições crônicas, como diabetes e ganho de peso.
O que são picos de glicose e quais as consequências?
Picos de glicose acontecem quando o açúcar no sangue aumenta muito após comer muitos carboidratos. Isso faz com que o corpo libere grandes quantidades de insulina para reduzir o açúcar no sangue. Picos ocasionais são normais, mas picos frequentes podem levar a resistência à insulina, aumento de peso e inflamação. A longo prazo, isso aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e acelera o envelhecimento.
O maior equívoco sobre o açúcar no sangue?
Muitos acreditam que apenas pessoas com diabetes sofrem com problemas de glicose, mas na verdade, picos de glicose afetam todos, mesmo pessoas saudáveis. Equilibrar a glicose é uma forma de otimizar como você se sente todos os dias.
O Método da Glicose
O Método da Glicose é um plano baseado em quatro dicas principais para estabilizar os níveis de glicose sem precisar cortar alimentos amados. As dicas incluem: café da manhã salgado, vinagre, entradas vegetarianas e movimento. O método é simples e prático, com foco em resultados rápidos para criar hábitos sustentáveis a longo prazo.
Dicas de Jessie para estabilizar a glicose
- Café da manhã salgado: Comece o dia com proteínas, gorduras e fibras em vez de carboidratos, evitando o pico inicial de glicose.
- Vinagre: Tomar uma colher de vinagre antes de comer reduz o pico de glicose da refeição, melhorando a sensibilidade à insulina.
- Entrada vegetariana: A fibra dos vegetais ajuda a retardar a absorção de glicose, mantendo os níveis estáveis.
- Movimento: Uma caminhada leve ou movimentos de 10 minutos ajudam a consumir a glicose do sangue, reduzindo picos.
Resultado após quatro semanas do Método
Ao final de quatro semanas, os resultados incluem mais energia, menos desejos e melhor digestão. Embora a perda de peso seja uma consequência natural, o principal benefício é a melhoria na saúde geral e a redução do risco de doenças crônicas.
Receitas recomendadas de Jessie:
Omelete de dois ovos
Ingredientes: manteiga, 2 ovos, 20g de queijo feta, 3 tomates-cereja cortados, sal e pimenta.
Preparo: Cozinhe os ovos com os ingredientes por 3 minutos.Chá de canela
Ingredientes: 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1/2 colher de chá de canela, água quente.
Preparo: Misture os ingredientes e sirva.Máquina de chicletes
Ingredientes: 7 tomates-cereja, 7 bolinhas de muçarela, 1/2 abacate, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta.
Preparo: Misture os ingredientes e sirva.Exercício de panturrilha sentado
Sente-se e levante os calcanhares repetidamente por 10 minutos.