Stellantis abrirá 1,5 mil vagas no Brasil e vai lançar modelos da chinesa Leapmotor no país
A Stellantis, dona das marcas Fiat e Peugeot, anunciou a abertura de 1,5 mil vagas para novos funcionários, sendo 1,2 mil no Polo Automotivo de Betim (MG) e 300 no Polo Automotivo de Porto Real (RJ). Atualmente, a planta mineira produz 650 mil veículos ao ano e 1,1 milhão de motores, com 16 mil colaboradores diretos.
A unidade no Rio é menor — tem 1,8 mil empregados e produz 129 mil veículos ao ano.
O presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, também afirmou nesta quinta-feira que a empresa vai lançar modelos da marca chinesa Leapmotor no Brasil e no Chile em 2025. As duas companhias formaram uma parceria em 2023. Outros mercados são avaliados para este ano e o próximo.
A empresa não descarta produzir veículos da Leapmotor no Brasil.
O anúncio antecede duas movimentações importantes no setor automotivo neste ano. Em primeiro lugar, a chinesa GWM (Great Wall Motors) deve inaugurar sua fábrica na cidade de Iracemápolis (SP) em maio, com produção no segundo semestre. Já a BYD (Build Your Dreams) planeja começar a operar sua fábrica em Camaçari (BA) ainda no primeiro semestre.
Na segunda-feira, uma matéria do GLOBO mostrou que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) está conduzindo estudos para avaliar um possível processo de antidumping contra montadoras chinesas. Essa prática comercial é considerada abusiva e acontece quando uma empresa vende seus produtos por um valor inferior ao custo para eliminar a concorrência.
No ano passado, a Stellantis anunciou R$ 30 bilhões em investimentos no Brasil, entre 2025 e 2030, o que vai levar ao lançamento de 40 novos produtos apenas neste ano. Esse montante também será empenhado na implementação da tecnologia Bio-Hybrid (que combina um motor a combustível com um ou mais motores elétricos) em outros produtos, no desenvolvimento de tecnologias em toda a cadeia de suprimentos e na criação de novas oportunidades de negócios.
— É um momento de crescimento, de novidades de mercado e claramente de construção do futuro da Stellantis na América do Sul — disse Cappellano, acrescentando que outro motor dos negócios em 2025 será a economia circular. — Esse é um trend que tendemos a seguir. Descarbonização e economia circular estão ganhando relevância, então não vamos esquecer também esse aspecto do negócio que está relacionado aos nossos objetivos.
No final do ano passado, a Stellantis anunciou um investimento de US$ 385 milhões no Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina, para uma nova linha de produtos, componentes e um novo motor. Nesta manhã, a empresa anunciou que a picape Fiat Titano será um dos modelos produzidos no país vizinho, chegando ao mercado já nos próximos meses.