Trump fixa tarifa de 25% para Canadá e México e ameaça China

UOL
 Trump fixa tarifa de 25% para Canadá e México e ameaça China Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a implementação de tarifas de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá, que entrarão em vigor neste sábado, 1º de fevereiro.


Trump também destacou que os EUA estão em vias de impor tarifas à China e declarou:  "(O país asiático) precisa parar de enviar fentanil (um opioide) para o nosso país e matar nosso povo".  Segundo o presidente, essa será a razão pela qual as tarifas sobre a China serão aplicadas em breve. Depois do anúncio da nova medida, na quinta-feira, 30, o dólar teve um aumento nos mercados internacionais.

"Vamos tomar essa decisão provavelmente hoje (quinta) à noite." Trump afirmou que ainda não decidiu se o petróleo desses países será incluído na medida. "Podemos ou não", declarou o presidente aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. Depois do anúncio da nova medida, na quinta-feira, 30, o dólar teve um aumento nos mercados internacionais.

Em outubro, os Estados Unidos importaram cerca de 4,6 milhões de barris de petróleo do Canadá diariamente e 563 mil barris do México, conforme informações da Administração de Informações sobre Energia.


'Não precisamos dos produtos que eles têm'

Segundo a Administração de Informações sobre Energia, a produção diária de petróleo nos EUA nesse mês alcançou uma média de quase 13,5 milhões de barris. No entanto, Trump não expressou preocupação de que as tarifas de importação sobre os parceiros comerciais dos EUA pudessem ter um efeito adverso na economia americana, mesmo diante do risco apontado em diversas análises econômicas sobre o aumento dos preços.


"Não precisamos dos produtos que eles têm", disse Trump. "Temos todo o petróleo de que vocês precisam. Temos todas as árvores de que vocês precisam, ou seja, a madeira serrada.". 


O presidente afirmou que a China arcaria com tarifas sobre a exportação de produtos químicos utilizados na produção de fentanil. Ele já havia anunciado anteriormente uma tarifa de 10% que se somaria a outros impostos de importação aplicados aos produtos chineses.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.