Trump diz que vai taxar a Europa após tarifas contra Canadá, México e China

Estadão
Trump diz que vai taxar a Europa após tarifas contra Canadá, México e China Trump confirmou na quinta-feira, 30, as tarifas para México, Canadá e China Foto: Evan Vucci/AP

Depois de a Casa Branca confirmar que neste sábado, 1º, entram em vigor tarifas de 25% sobre importações do Canadá e do México e de 10% sobre produtos da China, Donald Trump avisou que a União Europeia pode ser a próxima. O anúncio veio durante uma entrevista no Salão Oval, nesta sexta-feira, 31.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de impor taxas a produtos europeus, Trump respondeu de forma direta: “Vou impor tarifas à União Europeia”. Em seguida, provocou o jornalista que fez a pergunta: “Você quer uma resposta verdadeira ou uma resposta política?”. Sem esperar, reforçou sua posição: “Absolutely (com certeza). Os europeus nos trataram muito mal.”

O presidente dos EUA não especificou quando nem qual será o percentual da nova tarifa, mas a ameaça já era esperada por representantes da União Europeia. Olli Rehn, dirigente do Banco Central Europeu (BCE), defendeu que o bloco acelere acordos de livre comércio como estratégia de proteção. Ele citou o Mercosul como uma das alternativas.

União Europeia busca alternativas

Rehn alertou que a fragmentação do comércio global pode prejudicar o crescimento da Zona do Euro. Ele destacou que o acordo entre a UE e o Mercosul está avançando e que a ratificação deve ocorrer antes que países como o Brasil ampliem laços comerciais com a China. “As democracias da América Latina são parceiros naturais da Europa”, afirmou em discurso.

Segundo ele, a União Europeia já está preparada para responder a possíveis medidas protecionistas dos EUA e pretende reforçar sua posição negociadora. “Esperamos que o bom senso prevaleça e que os problemas sejam resolvidos na mesa de negociação”, declarou.

O dirigente do BCE ressaltou que fortalecer parcerias comerciais deve ser uma prioridade estratégica para a Europa, mencionando negociações em andamento com Austrália, Índia e Indonésia.

Novas tarifas sobre aço, petróleo e tecnologia

Além das ameaças à Europa, Trump confirmou que os EUA imporão tarifas sobre aço, alumínio e cobre, além de chips de computador, produtos farmacêuticos, petróleo e gás. Essas medidas devem entrar em vigor em meados de fevereiro.

“Isso acontecerá em breve”, afirmou Trump, mencionando o dia 18 de fevereiro como uma possível data para as novas tarifas sobre aço. Ele minimizou preocupações sobre impactos na inflação ou nas cadeias globais de suprimentos.

“As tarifas vão nos tornar muito ricos e muito fortes”, declarou, acrescentando que não está preocupado com reações do mercado ou dos eleitores.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.