Impeachment de Lula: “Pé de meia” mostra erro de calibragem com oportunidades do mercado de trabalho
O aplicativo DeepSeek, lançado há poucos dias, já superou concorrentes como o ChatGPT da OpenAI e se tornou o aplicativo gratuito mais baixado no mundo. O programa aparece em primeiro lugar nas listas de aplicativos mais populares da loja da Apple nos. Estados Unidos e China.
O presidente Donald Trump, afirmou que a situação é um "alerta" para a indústria de tecnologia de seu país. "O lançamento da inteligência artificial DeepSeek por uma empresa chinesa será um chamado de atenção para nossas indústrias de que devemos nos concentrar em competir para vencer", disse Trump a congressistas republicanos em Miami.
Especialistas dizem que a chegada do Deepseek abalou o mercado mundial e se assemelha à corrida espacial protagonizada por União Soviética e Estados Unidos no século 20. O DeepSeek-R1 foi chamado de "o momento Sputnik da IA", em referência ao satélite lançado pela União Soviética em 1957. Na época, os EUA foram pegos de surpresa pelo avanço tecnológico do rival.
A popularidade repentina do DeepSeek surpreendeu os mercados financeiros na Europa e nos EUA. "Essa ideia de uma versão chinesa de baixo custo não estava exatamente no radar, então pegou o mercado de surpresa", disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado da City Index. "Se de repente surge esse modelo de IA de baixo custo, isso vai levantar preocupações sobre os lucros dos concorrentes, especialmente considerando o quanto já foi investido em infraestrutura de IA mais cara."
Fundada em 2023 por Liang Wenfeng, a DeepSeek é uma empresa de IA em rápido crescimento com sede na cidade de Hangzhou. Luo Fuli, uma “estrela em ascensão na pesquisa de IA”, de acordo com o jornal The Economic Times, seria uma das desenvolvedoras entre os “jovens gênios” da DeepSeek. Conforme a publicação, a equipe é predominantemente formada por jovens cientistas das principais universidades da China, por exemplo, a Tsinghua e a Universidade de Pequim. A empresa favorece a contratação de recém-formados, embora também recrute candidatos PhD e profissionais com alguns anos de experiência.
De acordo com Rodolpho Damasco, sócio e líder da Private Offshore da Nomos Investimento, o lançamento do modelo DeepSeek-V3, “com sua eficiência e custos drasticamente menores, não apenas representa um avanço significativo para o setor de IA, mas também desafia diretamente o domínio de gigantes americanas, como Nvidia, Microsoft e Meta”. “A reação do mercado financeiro, com a queda acentuada no índice futuro da Nasdaq, reflete a preocupação dos investidores quanto à capacidade das empresas americanas de manter sua liderança frente a players emergentes". Além disso, a aplicação prática dos modelos da DeepSeek, especialmente no setor financeiro, está remodelando o equilíbrio competitivo global, segundo Damasco.
O bilionário tecnológico russo co-fundador do Telegram, Pavel Durov, alertou que o sucesso de Deepseek foi apenas o começo e atribuiu o progresso chinês com a inteligência artificial ao seu sistema educacional. Assim, se o assunto escancara mudanças no mercado global de tecnologia, escancara também as necessárias mudanças em investimentos tecnológicos e educacionais nos países.
No Brasil, o governo Lula acena errado em um ilusionismo populista com o Programa Mais Professores, como incentivo à docência e uma suposta valorização da profissão que não é real. De acordo com o governo, a iniciativa reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como incentivar a docência no país. O braço mais comentado do programa se chama “Pé de meia”, com bolsas dadas aos estudantes de cursos superiores de licenciatura como forma de melhorar a atratividade para a profissão docente. Partidos da oposição, inclusive, dizem que há pedalada fiscal para execução dessas bolsas.
“Estudantes não querem fazer licenciatura porque a licenciatura é desvalorizada, o magistério é desvalorizado. Essa bolsa, assim como o restante do programa, não é uma valorização da profissão. Não há uma valorização do salário, da carreira, das condições de trabalho. Não há um investimento nesses três aspectos. Não há nenhum investimento, nos cinco itens do programa (seleção para o ingresso na docência; atratividade para as licenciaturas; alocação de professores; formação; e valorização), ou no piso salarial nacional dos professores. Nada que faça referência a uma valorização da carreira, de planos de cargos e carreira, por exemplo, que sejam criados onde não existam, que planos existentes sejam reestruturados, que a carreira seja valorizada. Não há nenhum desses cinco itens que tratem, por exemplo, das condições de trabalho dos professores, da infraestrutura das escolas”, denuncia Raquel Dias, que é vice-presidenta do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior).
“A valorização passa necessariamente pela melhoria do salário, respeitando, principalmente, o piso salarial. O piso significa melhoria do salário e melhoria da carreira, das condições de trabalho, porque o piso prevê a melhoria do salário, prevê, no texto, carga horária para o planejamento das atividades de aula. E os governos, principalmente municipais, não respeitam a Lei do Piso. E as medidas do governo federal não trazem qualquer sinalização no sentido de pressionar para que a legislação seja cumprida”, acrescenta.
Na última sexta, o governo anunciou aumento no piso salarial dos professores, o novo salário mínimo do magistério ficou firmado em R$4.867,77, um aumento de 6,27% em relação a 2024, quando o valor era de R$4.580,57. É um avanço, mais ainda mantem a categoria recebendo pouco, tendo em vista a alta carga de trabalho, além de ainda não tratar as tristes realidades de falta de estrutura nas unidades de ensino.
Apesar da falta de entendimento do governo Lula, o mercado de IA se mostra atrativo e procurado pelos jovens, haja vista que pela primeira vez, Inteligência Artificial é o curso com a maior nota de corte da Universidade Federal de Goiás (UFG), conforme o resultado do SISU 2025, disponibilizado na última semana de janeiro. O curso de IA superou medicina, que ainda ficou em terceiro lugar, atrás do curso engenharia de software.