China contra-ataca e estresse continua no comércio internacional. O precedente histórico de guerra comercial é assustador
![China contra-ataca e estresse continua no comércio internacional. O precedente histórico de guerra comercial é assustador](https://www.goias246.com.br/arquivos/noticias/19546/china-contra-ataca-e-estresse-continua-no-comercio-internacional-o-precedente-historico-de-guerra-comercial-e-assustador.jpg)
O presidente Donald Trump deixou claro ontem a sua estratégia de ameaçar para negociar. Afinal, o acordo inicial firmado com México e Canadá, que garantiu a suspensão das tarifas por 30 dias, a partir de um compromisso de policiamento de fronteira, não tem nenhuma relação com a balança comercial.
A China, no entanto, contra-atacou hoje e começou o dia anunciando a elevação para 15% das tarifas sobre o carvão e o gás natural que importa dos Estados Unidos, e a taxação de 10% sobre petróleo bruto, maquinário agrícola, veículos de grande cilindrada e caminhonetes, mostrando que a negociação com o gigante asiático será diferente, já que estamos falando de países com o mesmo "poder de fogo".
Os governos chinês e americano sentam para conversar hoje, mas como o "tarifaço" de Trump passa a valer nesta terça-feira, a China respondeu com a adoção de medidas preventivas, enquanto o acordo não vem.