Rota do Agro: via que liga Goiás ao Mato Grosso está em carta de leilões do governo federal

"O país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.


Rota do Agro: via que liga Goiás ao Mato Grosso está em carta de leilões do governo federal Trecho da BR-364 em Goiás | Foto: Divulgação / DNIT

O Ministério dos Transportes anunciou a contratação R$ 161 bilhões em infraestrutura. Devem ser 8.449 quilômetros de rodovias duplicadas, reparadas e com faixas adicionais. Ao todo, serão 15 leilões, com o novo modelo de contrato que incorpora aperfeiçoamentos como adequações a riscos climáticos, tecnologias de operação e cobrança — ECO 101. O número de certames é mais que o dobro do ano passado, quando sete leilões foram realizados.

Em Goiás, a Rota Agro (BR-060/364/GO/MT), que liga Rondonópolis (MT) a Rio Verde (GO) é a única via contemplada. O corredor logístico facilita o escoamento da safra pelo Arco Norte. No evento de lançamento dos projetos, a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, explicou que a expectativa é de melhora da infraestrutura, tanto do ponto de vista de segurança quanto da capacidade da via, diminuindo o custo de transporte e, consequentemente, o custo dos produtos na mesa dos brasileiros.

Dos 15 projetos que integram a carteira deste ano, três são de otimizações contratuais. Este grupo responde por R$38 bilhões e vai permitir intervenções em estradas federais já concedidas, cujos contratos estavam estressados e defasados, isto é, com desempenho insatisfatório e obras paralisadas. 

O ministro ministro Renan Filho apresentou organograma dos projetos para este ano e afirmou: “Em 2026, vamos ter mais 20 leilões, totalizando 44 trechos com mais seis ou sete otimizações, fora as novas rodovias em estudo e concessões de pontes”. O “pipeline” de concessões para 2025 resulta da Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes, alinhado às diretrizes do Novo PAC.

No âmbito do Novo PAC, são R$ 280 bilhões destinados à infraestrutura de transportes em 302 empreendimentos, dos quais R$185,8 bilhões serão em rodovias e R$94,2 bilhões em ferrovias. Uma fatia desses recursos será aplicada nas estradas que integram o pacote de concessões para 2025. Dos 15 projetos que irão a leilão, 13 têm recursos do Novo PAC.

Veja no quadro:


Segundo o Ministério dos Transportes, que divulgou as informações em evento em Brasília nesta terça-feira, serão R$161 bilhões em investimentos na infraestrutura de transportes.

“Hoje o Ministério dos Transportes é uma máquina que tem capacidade de receber projeto de um lado e entregar leilão de outro, com mais agilidade. Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

De acordo com a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, o diferencial desta carteira em relação a dos anos anteriores é a realização de leilões por todo o Brasil. “Pela primeira vez temos projetos nas cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mostrando que é possível desenvolver projetos em qualquer lugar”, comentou.




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