12 pontos da Marginal Botafogo serão alterados em tempo real durante chuvas
Prefeitura apresentou plano de contenção
O Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas da prefeitura de Goiânia apresentou nesta quarta-feira (5/2) o planejamento estratégico das ações a serem tomadas em caso de situações emergenciais, em particular devido às chuvas intensas na capital. Entre as medidas destacam-se mudanças no trânsito da Marginal Botafogo, que terá 12 pontos alterados ao longo dos seus 14 quilômetros de extensão sempre que o volume de chuva apresentar risco para a população. A via expressa é prioridade entre os 129 pontos de alagamento detectados pela Defesa Civil municipal em toda a capital.
O principal objetivo do gabinete é antecipar problemas e dar respostas rápidas diante de possíveis situações de emergências climáticas. Entre as ações apresentadas estão: o monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo); o monitoramento feito pela Defesa Civil; o patrulhamento dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), assim como o posicionamento desses agentes e também das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, entre outras.
As ações de contenção de danos na Marginal Botafogo foram baseadas principalmente em quatro pontos mais críticos: Avenida Independência, Rua 91, Avenida D com a Avenida A e Avenida Jamel Cecílio. “Destes, um merece ainda mais atenção, que é o da altura da Avenida Independência, onde o córrego Botafogo tende a transbordar, inundando a via e causando transtornos significativos ao tráfego”, disse Luís Tiago, diretor de Trânsito.
“Quando se fecha uma marginal em uma cidade como Goiânia, espera-se que outras vias adjacentes congestionem. E esse planejamento é para isso! Estudamos os trechos, e vamos colocar equipes estrategicamente posicionadas para agirem rápido e na instrução dos motoristas, minimizando os danos, e evitando totalmente qualquer perda de vidas e até material. Por isso contamos com a compreensão da população para respeitar os bloqueios que serão feitos nessas ocasiões”, esclareceu Tarcísio Abreu, secretário de Engenharia de Trânsito.
Reunião do gabinete nesta quarta (Foto: José Abrão/Redação)
O monitoramento será feito principalmente através de pluviômetros instalados na via, permitindo que a prefeitura acompanhe em tempo real a necessidade de ativar um desvio e bloquear algum ponto da marginal. “É um plano de ação: conforme a chuva vai atingindo as marcas [do pluviômetro], nós vamos agindo”, resumiu o prefeito Sandro Mabel. Além de bloqueios e interdições, o prefeito afirma que será feita a sincronização dos sinaleiros próximos quando houver uma interdição, para que a área de risco possa ser evacuada mais rapidamente.
A longo prazo, o prefeito também prevê intervenções de infraestrutura nos locais críticos da marginal. “Infelizmente, os projetos não contemplam esses problemas climáticos que estão acontecendo, que são muito acima dos limites. Certamente quando a obra foi feita, foi baseada na altura que o rio historicamente tinha”, afirma. Segundo ele, é preciso adequar, com o tempo, todo o sistema de drenagem da cidade, alguns quase tão antigos quanto a própria capital.
“Não é um trabalho simples. Nós estamos planejando. São obras que exigem muitos recursos, temos que fazer piscinões de contenção, desviar algumas [tubulações]. Temos uma série de manilhas que são antigas, de quando toda a cidade era muito pequena”, completou o prefeito.
Entra nesse planejamento um plano de drenagem em desenvolvimento pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mabel afirma ter cobrado celeridade na entrega do plano para que a prefeitura possa se organizar e, durante a reunião desta quarta-feira (5/2), parabenizou o trabalho da universidade. “Tem sido colaborativa. Alguns pontos que nós já precisamos tomar providências, emergenciais, eles estão acelerando esses projetos, inclusive alguns deles nós já até colocamos em Brasília [junto ao governo federal] com o pedido de dinheiro”.
Outro ponto que está recebendo atenção do grupo de trabalho é o acesso à Rua 91, no setor Sul. O Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, destacou que neste ponto há um contexto de impermeabilização inadequada, o que contribui significativamente para os problemas de alagamento da Marginal Botafogo. “A urbanização e poucas áreas permeáveis impedem a absorção natural da água da chuva e resulta em enxurradas que sobrecarregam o sistema de drenagem”, disse.
Também estão em monitoramento o Complexo Jamel Cecílio, que a depender do volume de água acaba recebendo o transbordamento do Córrego Botafogo, e trechos em que já aconteceram deslizamentos de terra, a exemplo do que se encontra após o viaduto da Avenida A, no sentido sul-norte, nas proximidades da Avenida D.
Parceria com o Waze
Outra medida já efetivada é uma parceria com o aplicativo Waze para que os motoristas recebam alertas e sejam orientados, em tempo real, a evitar áreas de alagamento. O coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, salienta que a parceria é gratuita e já está presente em outras cidades do país.
“Goiânia agora foi contemplada com essa parceria, e tenho certeza que vai contribuir muito para o trânsito da cidade e também para os avisos e alertas aos motoristas principalmente nos dias chuvosos”, disse. Robledo aponta que as informações do Waze serão checadas pela Defesa Civil, que monitora os pontos críticos da cidade, assim como podem receber informações postadas pelos usuários na plataforma. “Se ele se deparar com um alagamento, vai sinalizar que existe um alagamento naquele local e a gente vai cruzar informações, olhar o pluviômetro daquela região e, se for o caso, poderemos enviar viaturas da Defesa Civil”, completou.
“Foi muito bom a parceria que nós fizemos com o Waze. Nós conseguimos colocar alertas virtuais para as pessoas não irem ao local de risco, já oferecendo uma rota alternativa. Essa ferramenta está dentro da nossa central de monitoramento e, por meio dela, já podemos editar o trânsito, dar rotas de fuga, para não embolar o trânsito”, assegurou Mabel.
Para quem não usa Waze, mas ouve rádio no carro, em caso de alagamento, também serão emitidos alertas por meio de 22 estações de Goiânia, informando sobre bloqueios e desvios.
Confira todos os pontos que podem ser bloqueados durante chuvas intensas na Marginal Botafogo:
Pontos Críticos que receberão bloqueio total e desvios:
1. Av. Goiás Norte: O trânsito será desviado para a Av. Goiás Norte sentido Centro e também para a SNF6, sentido Norte Ferroviário. Não será permitido o acesso pela Rua 44. (mapa 1 – ponto crítico 1)
2. Desviar Trânsito da Marginal Botafogo para a Rua 67 A, sentido Av. Contorno (mapa 2 – ponto crítico 1)
3. Impedir acesso pela Av. Leste Oeste e Estacionamento do Shopping Mega Moda. (mapa 2 – ponto crítico 1)
4. O acesso pela Av. Independência não será permitido. (mapa 2 – ponto crítico 1)
5. Desviar o trânsito da Marginal Botafogo para a Av Independência sentido Vila Nova (mapa 2 – ponto crítico 1)
6. No sentido Norte-Sul, desviar o trânsito para a Alameda Botafogo, antes da Rua 10, St. Universitário. Neste trecho os motoristas serão desviados pela rua 21, seguindo pela rua 24 até alcançar a Rua 10. (mapa 3 – ponto crítico 2)
7. Desviar trânsito para a Rua 233, Setor Universitário, sentido Rua 10 (mapa 3 – ponto crítico 2)
8. Desvio de trânsito antes do viaduto Mauro Borges para a Av. A. Neste trecho os motoristas poderão seguir pela Av. A, sentido Estádio Serra Dourada, Praça do Cruzeiro ou Av. D (próximo ao Ministério Público). (mapa 4 – ponto crítico 3)
9. Acesso à Marginal Botafogo pela Av. D será impedido. (mapa 4 – ponto crítico 3)
10. As equipes atuarão nos cruzamentos da Av. D com a Av. Fued Rassi e da Av. A com a Rua 115, com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito da região. (mapa 4 – ponto crítico 3)
11. Desvio no trânsito nos dois acessos da Avenida 2ª Radial para Marginal Botafogo. Obs.: Este ponto é o principal acesso a trincheira do complexo Jamel Cecílio e deve ser o primeiro ponto a ser fechado. Nestes trechos, os motoristas poderão seguir pela Av. 2ª Radial, sentido Terminal Isidória, no setor Pedro Ludovico, ou BR-153. (mapa 5 – ponto crítico 4)
12. Desvio no trânsito da Av. Marginal Botafogo para a rotatória sentido Alameda Leopoldo de Bulhões, no Setor Pedro Ludovico. Aqui a principal ação das equipes é impedir que os motoristas utilizem a trincheira. Obs.: Neste trecho, os motoristas poderão seguir pela Alameda Leopoldo de Bulhões ou acessar a Av. Jamel Cecílio. (mapa 6 – ponto crítico 4)