O cenário em que Lula admite ficar fora da eleição de 2026

A incógnita sobre o futuro de Lula em 2026 aumentou depois que o presidente atingiu a pior avaliação de todos seus mandatos, conforme mostrou a pesquisa Datafolha, na sexta-feira. O petista não bate o martelo sobre disputar a reeleição e também não trabalha para construir o nome de um sucessor que seja competitivo.
Há poucos meses, porém, Lula fez um pedido aos seus auxiliares mais próximos, que convivem com ele no dia-a-dia:
— Não me deixem concorrer como o Biden concorreu. Eu não quero disputar a eleição daquela maneira.
Segundo relatos de integrantes do governo que ouviram o apelo do presidente, Lula deixou claro que, se ele quiser disputar a eleição sem condições de saúde para fazê-lo, gostaria que fosse alertado.
A desistência de Biden de concorrer a eleição dos Estados Unidos no ano passado ocorreu depois que o partido e o eleitorado Democrata pressionaram o então presidente. Biden amargou uma crise por mais de um mês, após o mau desempenho em um debate contra Donald Trump. Naquele momento, a capacidade cognitiva e física do presidente americano passaram a ser questionadas.
Em julho, Biden anunciou a desistência de disputar à reeleição e decidiu apoiar sua vice, Kamala Harris, que acabou derrotada por Trump.