Lula classifica preço dos ovos como absurdo e planeja encontro com atacadistas para baixar alimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (20) que está ciente do aumento no preço do ovo e que irá dialogar com os empresários para garantir a disponibilidade do produto no Brasil.
“Quando me disseram que estava R$ 40 a caixa com 30 ovos, eu achei um absurdo”, disse o petista durante entrevista à Rádio Tupi.
De acordo com o presidente, o aumento nos preços dos alimentos foi influenciado por fenômenos climáticos. “Está muito sol. É o maior calor na história desse país. Muito fogo. E muita chuva, como foi no Rio Grande do Sul. Tudo isso interfere nos preços”, afirmou.
Lula mencionou a gripe aviária nos EUA como um dos fatores que levaram à alta demanda por ovos. O Brasil, sendo um dos maiores exportadores desse produto para os Estados Unidos, pretende discutir com atacadistas a prioridade no abastecimento do mercado interno.
“Tivemos a gripe aviária agora nos Estados Unidos. Eles viraram importador de ovo brasileiro. Nós queremos discutir com os empresários que nós queremos que eles exportem, mas não pode faltar para o povo brasileiro”, declarou. O petista disse acreditar que os preços voltarão a baixar. “Eu tenho certeza que a gente vai conseguir fazer com que o preço volte aos padrões do poder aquisitivo do trabalhador. É importante que a gente não esqueça que é muito mais fácil a gente detectar o problema sem apontar solução”, declarou.