Alexandre de Moraes desativa conta no X após aplicação de multa à rede social

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, desativou sua conta na rede social X.
Na manhã desta sexta-feira (21), usuários notaram que o perfil não estava mais disponível. Em seu lugar, aparecia uma mensagem do X: "Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)." O que gerou burburinho e especulação que talvez pudesse ser uma forma de punição dada ao Ministro por Musk, dono da rede social.
Mais tarde, o STF confirmou que a conta foi encerrada a pedido do próprio magistrado, que não utilizava a plataforma desde janeiro de 2024.
O STF não revelou o motivo específico para o encerramento da conta. Segundo fontes ligadas a Globo, o ministro não tem planos de se mudar para outra rede social.
Apesar de não ter publicado novos conteúdos, o perfil, criado em agosto de 2017, permaneceu ativo até esta semana.
Sem mencionar o caso em questão, a representação do X no Brasil teria informado ao G1 que o site exibe mensagens específicas quando uma conta é bloqueada ou suspensa por decisão da plataforma, diferentes da que aparece no perfil de Moraes, mostrando que de fato o Ministro teria desistido de utilizar a rede social de Musk.
Multa ao X
Nesta quinta-feira (20), Moraes multou o X por não cumprir uma ordem judicial que exigia que a rede fornecesse dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos.
A solicitação de Moraes sobre as informações da conta do youtuber bolsonarista foi feita dentro de um inquérito aberto em julho do ano passado, para investigar o envolvimento do blogueiro em crimes nas redes sociais.
Moraes também determinou que a conta fosse bloqueada – o que foi feito pelo X – mas a empresa do bilionário Elon Musk não quis cooperar e não enviou as informações, alegando que "as operadoras do X não coletam dados cadastrais".
É importante ressaltar que Musk tem se posicionado como um parceiro em iniciativas impulsionadas pela direita e extrema-direita globalmente, sendo também um apoiador político e ajudante de Trump, que por sua vez já manifestou apoio a Bolsonaro.
Devido ao descumprimento da norma, foi imposta uma multa de R$ 100 mil por dia. Em outubro, Moraes ordenou que a Secretaria Judiciária do tribunal calculasse o valor corrigido da penalidade a ser paga pela rede social, que totalizou R$ 8,1 milhões.
O X Brasil recorreu, mas o ministro manteve a decisão e, em uma determinação assinada na quarta-feira (19), mandou o pagamento imediato dos valores, mas até o momento não existe informação do desenrolar por parte da rede social.
É importante lembrar que a rede social X foi bloqueada no Brasil por mais de um mês no ano passado, após desobedecer a várias ordens judiciais do Supremo.