Silvio Costa Filho é o favorito para substituir Padilha nas articulações políticas de Lula

Com a provável transferência de Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, surge como o principal nome para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), segundo fontes do Palácio do Planalto. Silvio, filiado aos Republicanos e aliado do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), tem o apoio do Centrão e é visto como a melhor opção para liderar a articulação política de Lula, superando nomes do PT.
Outros nomes cogitados para a SRI incluem o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). No entanto, tanto Wagner quanto Silveira já demonstraram interesse em permanecer em seus cargos.
O presidente Lula deve começar na próxima semana a reestruturação de sua equipe, com as mudanças sendo vistas como uma resposta à queda de popularidade e à crise do Pix. A primeira mudança deverá ser a substituição de Nísia Trindade por Padilha na Saúde. Além disso, Lula pretende movimentar outras peças para dar mais dinamismo ao governo. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, deve assumir a Secretaria-Geral da República, no lugar de Márcio Macêdo.
Outros ministérios, como o de Ciência, Tecnologia e Inovação, comandado por Luciana Santos, e o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, ocupado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, não estão previstos para mudanças.