Novo coronavírus 'com potencial pandêmico' é descoberto na China

Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram uma nova cepa de coronavírus com capacidade de se transmitir entre humanos por meio de morcegos. O estudo, publicado na revista científica Cell, revela que o HKU5-CoV-2 é surpreendentemente semelhante ao Sars-CoV-2, o vírus responsável pela pandemia de Covid-19.
A descoberta gerou reações no mercado financeiro, e o dólar fechou em alta de 0,46%, a R$ 5,73, nesta sexta-feira. A moeda teve uma movimentação de lado durante o dia, mas o anúncio gerou aversão ao risco, impactando negativamente as moedas emergentes, como o real. Além disso, a queda acentuada dos preços do petróleo também pressionou a moeda brasileira.
O HKU5-CoV-2 pertence à família dos merbecovírus, já conhecidos por infectar morcegos e pangolins, animais considerados intermediários da transmissão de Covid-19 entre morcegos e humanos. Os pesquisadores descobriram que o novo vírus utiliza o receptor ACE2, o mesmo usado pelo Sars-CoV-2 para infectar células humanas. A conclusão foi obtida por meio da técnica Cryo-EM, que utiliza microscopia eletrônica criogênica.
Além disso, o HKU5-CoV-2 demonstrou capacidade de infectar culturas de células humanas em modelos de órgãos miniaturizados desenvolvidos pelos cientistas.
"O risco de propagação dos merbecovírus de morcegos para os humanos é elevado, seja por transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários", alertam os pesquisadores. Contudo, o potencial do HKU5-CoV-2 de se espalhar para os humanos ainda precisa ser mais investigado.