Em mensagem, Papa diz que continua tratamento 'com confiança'

O Papa Francisco, de 88 anos, afirmou que segue seu tratamento "com confiança" em uma mensagem escrita para a oração do Angelus deste domingo. O Vaticano informou que, após uma noite tranquila no hospital, ele está internado desde 14 de fevereiro, devido a problemas respiratórios, uma crise asmática prolongada e complicações que exigiram transfusão de sangue e tratamentos para toxicidade elevada.
No sábado, exames revelaram uma plaquetopenia, que reduziu o número de plaquetas no sangue, além de uma anemia, o que motivou a transfusão. O Pontífice, que recebeu diagnóstico de infecção polibacteriana e pneumonia bilateral, continua a ser tratado de forma intensiva, dado o quadro clínico complexo.
Apesar das dificuldades, os médicos descartaram risco imediato à vida, mas o Papa deve permanecer no hospital pelo menos até a próxima semana. A maior preocupação, segundo os especialistas, é a possibilidade de sepse, uma complicação grave de infecções. O médico Sergio Alfieri esclareceu que, embora o Papa não esteja fora de perigo, não há sinais de sepse até o momento.