'Ouro da juventude': qual é a vitamina que mais retarda o envelhecimento?

O queixo duplo, ou acúmulo de gordura abaixo do queixo, pode ser causado por fatores como genética, ganho de peso, envelhecimento e estilo de vida. Embora muitas pessoas se sintam desconfortáveis com a aparência, poucas sabem que ela pode ser minimizada por meio de mudanças na dieta.
Segundo um artigo do Healthline, revisado pelo especialista em força e condicionamento Micky Lal, a redução do queixo duplo pode ser alcançada com alimentação saudável e perda de peso. A recomendação é aumentar o consumo de frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, ao mesmo tempo em que se evita o excesso de açúcar e alimentos processados. Essas mudanças ajudam a reduzir a gordura corporal, incluindo a acumulada no pescoço e no queixo.
Além disso, incluir vitamina E na dieta pode ser benéfico. Ela é conhecida por suas propriedades antioxidantes, que protegem as células contra danos dos radicais livres, moléculas instáveis que contribuem para doenças e envelhecimento. Alimentos ricos em vitamina E incluem óleos vegetais (como de girassol, soja e palma), sementes oleaginosas (amêndoas, nozes, castanha do Pará), vegetais verde-escuros (espinafre, couve, agrião), gema de ovo e fígado.
A vitamina E é considerada um potente antioxidante lipossolúvel que pode ajudar a retardar o envelhecimento e prevenir doenças relacionadas à idade. Além disso, ela pode ajudar a minimizar a aparência do queixo duplo. O portal Netmeds sugere o uso de óleo de vitamina E para esse fim: basta abrir uma cápsula e massagear o óleo na pele com movimentos ascendentes.
Apesar dos benefícios, é importante consultar um profissional de saúde antes de adicionar novos alimentos ou suplementos à dieta. Embora o uso oral de vitamina E seja geralmente seguro em doses adequadas, pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreia, cansaço, cólicas intestinais e dor de cabeça, em casos raros. Se sentir algum sintoma adverso, procure orientação médica.