4 executivas contam o melhor conselho que receberam e o que queriam ter ouvido no início da carreira

Antes de alcançar o sucesso na carreira, muitas mulheres enfrentam pressões relacionadas à maternidade, o julgamento por serem ambiciosas, a competitividade em ambientes corporativos dominados por homens e diversos outros desafios que impactam diretamente sua trajetória profissional. Mas, e se você tivesse acesso aos melhores conselhos de mulheres que superaram esses obstáculos?
O Estadão reuniu relatos de quatro mulheres com carreiras consolidadas para compartilhar os conselhos mais valiosos que receberam ao longo de suas jornadas e o que gostariam de ter ouvido no início de suas vidas profissionais.
Confira a seguir:
1) Deia Vilela, diretora para a América Latina da unidade de negócios Health & Biosciences da IFF, empresa francesa de fragrâncias
Entenda o ritmo das pessoas
Melhor conselho: "Nos primeiros cinco anos de minha carreira, meu chefe me disse que uma das habilidades mais importantes no trabalho é compreender o ritmo e as necessidades das pessoas ao nosso redor. Na época, eu ainda não liderava uma equipe, mas esse conselho transformou a minha forma de trabalhar e ainda influencia meu estilo de liderança. É essencial reconhecer o momento de cada pessoa, tanto na vida profissional quanto pessoal, e conectar o que fazemos com a motivação de cada um. Um bom líder não perde de vista os resultados, mas os alcança respeitando as individualidades, unindo as pessoas e liderando por influência. Isso faz toda a diferença."
Não existe um modelo único de carreira
O que gostaria de ter ouvido no início da carreira: "É importante entender que não existe um único modelo de construção de carreira. É fundamental sermos criativas, inovadoras e estarmos abertas a novas experiências. Experiências como mudar de cidade para seguir nossos sonhos, por exemplo, dizem muito sobre motivação e foco. Saber equilibrar a vida cotidiana, conciliar objetivos familiares com o trabalho, é uma habilidade de priorização. Quando começamos a construir uma família e ter filhos, adquirimos competências estratégicas ao cuidar de múltiplas agendas, garantir alimentação e bem-estar, administrar a logística. Essas experiências, que muitas vezes não estão em um currículo profissional, nos ensinam habilidades valiosas para a vida profissional."
2) Priscila Ventura, diretora de recursos humanos do Grupo Adias, empresa de venda e distribuição de ar-condicionado
Melhor conselho: "O conselho que mudou completamente a minha vida veio de um gestor da Navita Tecnologia, onde trabalhei como recepcionista bilíngue. Ele sabia que eu gostava de lidar com pessoas, pois havia trabalhado em uma assessoria esportiva que prestava serviços para RHs de empresas. Esse gestor me aconselhou a fazer uma faculdade de RH. Ele também me deu a oportunidade de cobrir as demandas do RH enquanto trabalhava no setor financeiro. Aprendi tudo o que precisava sobre gestão de pessoas naquela época e segui determinada a me especializar na área."
Mentor não é só para quem já chegou ao topo
O que gostaria de ter ouvido no início da carreira: "Buscar formas de desenvolvimento e aprendizado é essencial, mas isso vai além de cursos técnicos e faculdade. Ter o apoio de mentores é crucial para o nosso crescimento e para aprender a nos posicionar em cargos de liderança. Um mentor nos desafia a pensar diferente, explorar novos caminhos, somar forças e criar uma rede de relacionamentos. Queria que alguém tivesse me dito da importância de ser acompanhada por um mentor desde o começo da carreira."
3) Julia Cardoso, líder global de marketing e comunicação da área de Defesa e da marca Kevlar EXO da multinacional Dupont
Use a confiança a seu favor
Melhor conselho: "O conselho mais impactante que recebi veio da minha mentora, Luci: 'Nunca subestime o poder da sua voz. Sua perspectiva é valiosa e única. Use-a com confiança.' Essas palavras me marcaram profundamente, pois muitas vezes hesitava em expressar minhas ideias. Na mesma conversa, ela me incentivou a me preparar bem, trazer dados e construir argumentos sólidos para fortalecer minhas sugestões. Com isso, comecei a participar mais ativamente de reuniões e, com o tempo, passei a liderar apresentações. Minha confiança cresceu, pude influenciar decisões importantes e conquistar o respeito de colegas e superiores. Isso me levou a papéis de liderança e a defender a inclusão de diferentes vozes nas discussões."
A sua rede de contatos vale ouro
O que gostaria de ter ouvido no início da carreira: "Valorize sua rede de contatos e construa relacionamentos desde o início. Percebi que muitas oportunidades surgem não apenas do esforço individual, mas também das conexões que cultivamos. No início da minha trajetória, estava tão focada nas tarefas diárias que negligenciei essa construção. Um exemplo claro foi quando decidi me envolver em um grupo profissional de mulheres, o que me proporcionou uma rede de apoio incrível. Isso abriu portas e me deu suporte essencial para enfrentar desafios ao longo da carreira. Nunca subestime o poder de uma conversa, muitas vezes ela é o primeiro passo para algo grandioso."
4) Taís Abambres, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios do Grupo Soprema, multinacional de impermeabilização para construção civil
Não tenha medo de ter pessoas melhores do que você na equipe
Melhor conselho: "O melhor conselho que recebi veio do meu pai, que também foi CEO de uma multinacional. Ele sempre dizia: 'Contrate pessoas melhores do que você. Nunca tenha medo de trabalhar com quem te desafia.' Isso me ensinou a importância de formar equipes com profissionais que questionam. Outro aprendizado importante veio do meu mentor Marcos Grasso, membro do board consultivo da Pidilite. Quando assumi uma posição de gestão, ele me orientou a sempre manter em mente os principais objetivos da empresa no curto, médio e longo prazo, e, mais do que isso, garantir que toda a equipe compreendesse seu papel dentro dessa estratégia."
Não aponte problemas sem ter soluções
O que gostaria de ter ouvido no início da carreira: "O conselho que gostaria de ter recebido veio do meu primeiro gestor, Rodolfo Menendez, então CEO da empresa onde comecei. Aos 21 anos, fui encarregada de mapear um cenário e, cheia de orgulho, apresentei uma análise detalhada dos problemas, mas sem sugerir soluções. Ele me disse: 'Ok, agora volte para sua mesa, estude esses problemas e traga três soluções para cada um. Eu te ajudo a escolher a melhor, mas é preciso ir além de identificar os desafios.' Essa lição transformou minha forma de trabalhar. Desde então, nunca mais encarei um problema sem buscar alternativas. Passei a analisar sua origem, entender suas causas e desenvolver um pensamento mais estratégico. Sempre compartilho essa história com minha equipe."