EUA se preparam para auditar sistema de inspeção de carnes brasileiro


EUA se preparam para auditar sistema de inspeção de carnes brasileiro

 Uma equipe do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS), ligada ao Departamento de Agricultura dos EUA, deve chegar a Brasília (DF) no dia 4 de maio. O objetivo da visita é auditar o sistema de sanidade pecuária do Brasil. Esse processo é fundamental para assegurar que os padrões sanitários dos dois países sejam equivalentes, permitindo a continuidade das exportações de carnes bovina e suína brasileiras para o mercado norte-americano.

Segundo carta enviada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a auditoria busca verificar se o sistema brasileiro mantém os padrões exigidos para garantir a equivalência entre os dois países, condição essencial para a continuidade das exportações de carne suína e bovina aos EUA.

Segundo o órgão norte-americano, “o objetivo da auditoria é verificar que o sistema de inspeção de segurança dos alimentos que governa os produtos de carnes bovinas e suínas mantém o nível de proteção sanitária que garanta que os produtos exportados para os Estados Unidos são seguros, íntegros, não-adulterados e adequadamente etiquetados e embalados”. A declaração consta na correspondência enviada pelo Departamento de Agricultura dos EUA ao Ministério da Agricultura e Pecuária, que trata diretamente da auditoria programada.

O documento enviado pelo Departamento de Agricultura dos EUA ao Ministério da Agricultura e Pecuária trata do assunto e detalha os objetivos da auditoria. Segundo o órgão norte-americano, “o objetivo da auditoria é verificar que o sistema de inspeção de segurança dos alimentos que governa os produtos de carnes bovinas e suínas mantém o nível de proteção sanitária que garanta que os produtos exportados para os Estados Unidos são seguros, íntegros, não-adulterados e adequadamente etiquetados e embalados”.

O documento também apresenta um cronograma de visitas que inclui inspeções em frigoríficos, nas Centrais de Certificação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) e no próprio Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As auditorias estão agendadas para ocorrer entre os dias 5 e 16 de maio, com uma reunião final prevista para o dia 22, que será realizada de forma remota.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) também se pronunciou por meio de nota, afirmando que a inspeção norte-americana “é uma missão técnica de rotina”. Conforme a entidade, desde a abertura do mercado de carne bovina brasileira para os Estados Unidos, em 2017, o país já passou por quatro auditorias — realizadas em 2017, 2019, 2020 e 2022 — “sem qualquer relação com medidas punitivas ou episódios de não conformidade”.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.