Deputado bolsonarista debocha da morte do Papa e gera revolta

O deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) foi alvo de críticas nas redes sociais, por parte dos próprios apoiadores e da oposição, após fazer piada com a morte do Papa Francisco. Em uma publicação feita nesta segunda-feira (21) em seu perfil no X, o parlamentar compartilhou uma imagem criada por inteligência artificial que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, vestido como o Pontífice, no Vaticano.
No post Gayer diz: "Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo Papa", em alusão à decisão do ministro, que em agosto do ano passado deu 24h para Elon Musk, dono do X, indicar um representante da plataforma no Brasil, sob pena de suspensão da rede social.
A postagem gerou forte reação, até mesmo entre pessoas autodeclaradas "conservadoras". Um usuário classificou a atitude do deputado como "gafe inoportuna" e disse para Gayer repensar sobre o tipo de conteúdo que compartilha.
"Gustavo, sou conservador, admiro seu trabalho. Mas você somente existe publicamente por obra da internet, e assim está perdendo as referências. Gafes inoportunas inclusive com adversários. Repense, se afaste e somente retorne quando o seu deslumbramento tenha arrefecido", escreveu.
Outro internauta também se colocou como "de direita, conservador, bolsonarista", e pediu para o parlamentar não brincar com morte.
"Admiro o seu trabalho, mas não brinque com morte, principalmente com a morte do Papa, vai causar revolta entre os católicos, tem muitos católicos de direita. Não devemos brincar com morte assim. É um momento de tristeza. Repense", opinou.
O GLOBO procurou o deputado, que respondeu que o post "era para ser uma piada em alusão ao nível de autoritarismo e ditadura que vivemos".