Terremoto de magnitude 6,2 atinge a Turquia e deixa mais de 150 feridos

Um terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter atingiu Istambul, capital da Turquia, nesta quarta-feira (23), segundo a Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD). Além da Turquia, nações como Bulgária, Grécia e Romênia também sofreram as consequências do terremoto. De acordo com a agência de notícias Reuters, muitos cidadãos evacuaram edifícios na cidade turca no momento em que o tremor aconteceu.
Conforme relatado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), um fenômeno natural ocorreu a uma profundidade de 21 quilômetros, com os tremores sendo registrados às 12h49min (6h49min no horário de Brasília).
Vários edifícios na capital foram afetados, levando à evacuação de pessoas que se encontravam neles. O epicentro do evento foi localizado em Silivri, um distrito da cidade.
O governo turco anunciou que 151 pessoas ficaram feridas como resultado de terem “se jogarem de lugares altos por causa do pânico” durante o terremoto. Nenhum civil está em perigo de morte, conforme as informações disponibilizadas. Foram registrados mais 51 tremores secundários, sendo que os mais intensos apresentaram magnitudes de 5,0, e o terceiro registrou 4,5, de acordo com o Centro Sismológico Euromediterrâneo (ESMC).
Por meio da rede social X (antigo Twitter), o ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloğlu, anunciou que as inspeções não indicaram danos ou problemas em metrôs, rodovias, aeroportos ou trens. O ministro do Interior da Turquia destacou que “a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD) e todas as equipes de instituições relevantes iniciaram as varreduras na região”.