PF investiga envio ilegal de remédios para o exterior em Goiás

Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Anvisa investiga um grupo suspeito de enviar medicamentos ilegalmente para fora do país. Nesta quinta-feira (24), estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Goiás, São Paulo, Paraná, Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais e no Distrito Federal.
De acordo com a PF, o grupo atuava em dois núcleos distintos: um no Brasil, responsável por conseguir os remédios com uso de receitas médicas falsas; e outro no exterior, que recebia os medicamentos disfarçados como encomendas de uso pessoal.
As investigações apontam ainda que parte dos fármacos pode ter sido destinada a fins ilícitos. Os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, falsidade documental e contrabando.
Esquema em drogarias de Goiás
Em janeiro de 2025, a PF já havia deflagrado uma ação semelhante em Goiás. Drogarias da capital foram alvo de 14 mandados de busca por envolvimento na venda ilegal de remédios controlados, com o uso de receitas falsificadas.
Segundo as apurações, medicamentos como anabolizantes e outras substâncias de tarja amarela estavam sendo vendidos sem prescrição médica, o que representa grave risco à saúde pública e desrespeita normas sanitárias.