Ações de empresas de VR despencam após rumores de substituição por Pix

As ações da Edenred, fornecedora de vales-refeição, sofreram uma queda de até 14% nesta sexta-feira (25) pela manhã, após a divulgação de informações sobre possíveis alterações nas regras dos benefícios trabalhistas no Brasil.
De acordo com reportagens recentes, o governo federal estaria considerando substituir o tradicional vale-refeição por pagamentos via Pix diretamente aos trabalhadores, uma medida que afetaria diretamente as empresas do setor.
O analista Ben Slupecki, da Morningstar, afirmou que essa mudança representaria um “obstáculo significativo” para a Edenred. “Se essa mudança for implementada, será um grande desafio para a empresa”, destacou.
A concorrente Pluxee também foi impactada, com suas ações caindo 8,76%. “A Edenred tem operações mais robustas no Brasil, o que pode justificar a queda mais acentuada em suas ações”, explicou Slupecki.
Em 2024, a região da América Latina, com o Brasil sendo um de seus principais mercados, representou 769 milhões de euros em vendas para a Edenred, o que corresponde a 29,5% de sua receita total. Já para a Pluxee, esse mercado gerou 405 milhões de euros, equivalente a 38,4% de sua receita.
As ações da Edenred estão prestes a registrar sua pior queda desde outubro de 2024, enquanto as da Pluxee se encaminham para o pior desempenho desde março de 2025.